Farmácias de Caxias do Sul já disponibilizam para venda o autoteste de covid-19. O produto pode ser encontrado desde sábado nas 19 unidades da rede Panvel da cidade e também pelos canais digitais. A venda teve início no sábado (5), mas houve períodos em que os estoques terminaram no início da semana.
De acordo com rede de farmácias, os estoques ainda são limitados e eventualmente pode ocorrer falta em alguma unidade. No entanto, a chegada de novos lotes ocorre de forma progressiva, então a tendência é de ampliação da disponibilidade nos próximos dias.
O único teste comercializado é do modelo swab nasal (com espécie de cotonete para coleta de secreção) do laboratório Eco Diagnóstica. O preço é de R$ 64,90. A rede de farmácias São João ainda não tem o teste disponível, mas a venda começa na próxima segunda-feira (14) em todo o Estado. O valor ainda não está definido.
A reportagem não conseguiu contato com os responsáveis pela rede Preço Popular, mas em uma das unidades foi informada de que o teste está previsto para chegar na segunda quinzena de março. Já a Droga Raia ainda não havia dado retorno até as 11h. Na semana passada, a rede havia informado a GZH que os testes começariam a ser vendidos no sábado e seriam disponibilizados gradualmente nos municípios, com preço de R$ 69,90. A reportagem também não conseguiu falar pela manhã com o responsável pela Farmácia Central.
O autoteste é indicado para casos em que apenas a pessoa apresente sintomas leves ou tenha tido contato recente com alguém infectado. O exame é realizado pelo próprio paciente testado, seguindo as instruções de uso.
Como funciona apenas como ferramenta de triagem, em caso positivo a orientação é que se confirme o resultado com um teste antígeno ou PCR, realizado por profissionais em unidades de saúde ou farmácias. Mesmo sem a resposta da confirmação é recomendado que já se inicie o período de isolamento de sete dias, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Comum em outros países, os autotestes tiveram a venda liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 28 de janeiro. Para que cheguem as farmácias, porém, cada laboratório precisa submeter os modelos fabricados à avaliação e aprovação do órgão regulador. Até agora, seis exames já tiveram a venda autorizada no país.
Fique atento*
Quando realizar o autoteste?
No período entre o primeiro e o sétimo dia do início dos sintomas leves ou a partir do quinto dia após contato com o indivíduo infectado pela covid-19.
Quais são os sintomas mais comuns da covid-19?
Febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas/gustativas (não sente cheiro e nem gosto) e dores no corpo.
O que fazer em casos mais graves?
Havendo falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio (abaixo de 95%), cianose (cor azulada nas unhas, pele, lábios), letargia (sono profundo), confusão mental, sinais de desidratação, é necessário procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Nestes casos, os autotestes não são indicados.
Como o autoteste confirma a infecção?
Há três resultados possíveis que o dispositivo aponta: negativo, positivo e inválido. Quando negativo, aparece um risco na letra C. Se positivo, o bastão fica com risquinhos, na letra C e T. Se o resultado for inválido, ele apontará somente a letra T ou ficará sem nenhum risco.
O que fazer em caso de autoteste positivo?
Ao confirmar o resultado, deve-se fazer o isolamento social pelo tempo indicado pelo Ministério da Saúde (sete dias) e avisar às pessoas com quem você teve contato para se testarem também. A confirmação do diagnóstico de covid-19 deve ser feita em um serviço de saúde. Caso precise de um documento comprobatório, será necessário realizar um novo teste (antígeno e/ou PCR em farmácias ou laboratórios)
*Fonte: Panvel