O comércio de alimentos e bebidas não alcoólicas no entorno dos Pavilhões da Festa da Uva e na Rua Sinimbu, durante os desfiles, poderá ser feito por 14 ambulantes em Caxias do Sul. Para exercer essa atividade, eles receberam autorização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), que emitiu as licenças nesta terça-feira (15). Segundo a prefeitura, o cadastramento do comércio ambulante torna mais organizado o entorno do evento, facilita o fluxo de pedestres e veículos e oportuniza a geração de renda de forma exclusiva aos residentes na cidade.
Segundo a prefeitura, não é mais possível solicitar autorização. Os comerciantes autorizados poderão se instalar nos locais determinados, permanecendo até o dia 6 de março, no último dia do evento.
Eles poderão trabalhar nas Ruas Deputado Luiz Carlos Festugatto, Padre Alberto Luis Lamonato, Firmino Pandolpho e na Ludovico Cavinato, no trecho entre as ruas Egídio Antonio Marcarini e Deputado Luiz Carlos Festugatto. Nos desfiles, será permitida a venda ao longo da Rua Sinimbu, entre as ruas Guia Lopes e Visconde de Pelotas. Será proibida a permanência no entorno dos pavilhões e próximo aos portões de acesso, na Rua Ivo Remo Comanduli.
— Alguns nos procuraram para vender itens não permitidos, como bebidas alcoólicas. Esses nem encaminhamos para preenchimento dos dados. Pessoas residentes em outras cidades também gostariam de vender seus produtos durante a festa, o que também não está autorizado — afirma o titular da SMU, João Uez.
A SMU promete fiscalização reforçada para evitar o comércio irregular no evento em respeito ao Código de Posturas do Município. As equipes de fiscalização da secretaria contarão com o apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, para manter a verificação diária no entorno do parque. Para comprovar a permissão de instalação no local é preciso estar com os documentos em mãos durante todo o dia.
Segundo a pasta, os ambulantes que não apresentarem a licença, não estiverem nos locais permitidos e estiverem comercializando bebidas de teor alcoólico terão a mercadoria apreendida e sofrerão sanções administrativas.