Interessados em atuar como voluntários na 24ª Surdolimpíadas de Verão, que ocorre entre 1º e 15 de maio de 2022 em Caxias do Sul, ainda podem realizar a inscrição online. Esta etapa se encerraria em 1º de dezembro do ano passado, mas o prazo foi ampliado pela organização como forma de se precaver contra possíveis desistências. Estima-se que já tenham se inscrito cerca de 900 interessados, sendo que 30% são da região da Serra gaúcha. As inscrições são abertas para a comunidade surda e também para pessoas ouvintes de todo o mundo.
Conforme o coordenador da Força de Trabalho da 24ª Surdolimpíadas, Andre da Silva, mesmo os interessados que se inscreverem em abril (o dia específico do encerramento não está definido ainda) terão tempo hábil para receberem a capacitação adequada. Ele explica que os voluntários recrutados passam por dois processos:
— Nós nos apoiamos numa empresa de São Paulo, que já tem uma expertise em eventos, para gerenciar esses voluntários. Há toda uma mobilização online de como se portar, o que vai encontrar, qual o público que irá passar por aqui. Além disso, temos um minicurso ofertado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Língua Internacional de Sinais e Língua Brasileira de Sinais (Libras) — explica Andre.
As oficinas voltadas à Libras e à Língua Internacional de Sinais são oferecidas no formato online, com carga horária total de 100 horas e podem ser feitas conforme a disponibilidade do voluntário. Caso o voluntário tenha fluência em uma das línguas, poderá passar diretamente para a outra oficina, após teste de conhecimentos que será realizado pela organização em conjunto com professores da UCS. Ainda, conforme o regulamento, os inscritos passam por uma prova de nivelamento para saber se estão aptos a atuarem na 24ª Surdolimpíadas de Verão.
— O curso é bem didático, depois ficará como um banco de dados para consulta. Vai dar uma boa noção básica, de um "bom dia", "boa tarde", explicar sobre os banheiros, por exemplo, que é isso que precisamos. A interação, com a boa vontade, vai ser muito maior que a capacitação — aponta o coordenador.
Para se inscrever, basta acessar o site www.deaflympics2021.com/volunteers/. Os voluntários, que precisam ser maiores de 18 anos, poderão atuar em turno único de 6 horas, ou dobrar o turno, totalizando 12 horas por dia. No período em que estarão à disposição do evento, eles receberão lanche e também está sendo negociado o transporte gratuito e livre junto à Visate, conforme Andre.
Para a presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, Francine Pedrotti, a 24ª Surdolimpíadas de Verão representa um momento histórico para a comunidade surda da Serra. A entidade atende, atualmente, 50 pessoas, com idades variadas, de Caxias, Farroupilha, Bento Gonçalves e Canela.
— Sentimos muito orgulho em receber surdos estrangeiros atletas aqui em Caxias do Sul. Será muito importante — resume Francine.