Uma a cada sete pessoas tiveram resultado positivo para covid-19 na testagem em massa promovida pela prefeitura de Farroupilha nesse sábado (8). O drive-thru teminou às 16h30min, com 925 teste realizados com 132 infectados detectados. Pela manhã, a média chegou a ser de um positivo a cada cinco testes.
A testagem foi gratuita e aberta para todos que moram ou trabalham em Farroupilha, a partir dos 12 anos. A iniciativa aconteceu no Campus Farroupilha da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e teve uma procura intensa desde as 9h, o que ocasionou até duas horas de espera.
Foram oito equipes atendendo aos pacientes. O teste antígeno por swab nasal, chamado de teste do cotonete, tem resultado entre 10 e 15 minutos. Em caso de positivo, três médicos faziam o atendimento para prescrever medicação e entregar o atestado para isolamento domiciliar.
A iniciativa, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com Associação Pró-Saúde, foi decidida após o aumento dos casos de covid-19, ocasionados pelas aglomerações nas festas de final de ano e volta do Litoral. Durante a semana, o ambulatório realizou uma média de 150 testes diários – o que representa um aumento de 150% na procura.
Uma das pessoas que procurou o drive-thru foi Janete Fabro Peroni, 55 anos, que trabalha no setor financeiro. Ela chegou às 11h e foi liberada antes das 14h, felizmente com teste negativo.
— É um incentivo da prefeitura. Eu estava com alguns sintomas, pequenos, mas achei melhor vir fazer o teste. Para me cuidar e cuidar das outras pessoas. Saber que deu negativo é um alívio! — comemorou.
O drive-thru prossegue até as 16h, quando uma viatura da Guarda Municipal se posicionará no final da fila para não aceitar novos pacientes. As equipes médicas trabalharão até que todos da fila sejam atendidos.