A prefeitura de Bento Gonçalves ficou positivamente surpresa com a procura no mutirão de vacinação na Via del Vino na manhã desse sábado (8). Entre 8h e 11h30min, 920 doses foram aplicadas – 700 contra covid-19 (somente segunda dose e dose de reforço) e 220 vacinas contra Influenza. O mutirão estava previsto até as 11h30min, mas prosseguiu enquanto houve pessoas na fila.
Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, o secretário adjunto de saúde de Bento Gonçalves, Gilberto Junior, estimou em três mil o número de pacientes que precisam ser imunizados contra a covid-19 na cidade. Para isso, as equipes municipais realizam uma busca ativa para contatar estas pessoas.
— A nossa estratégia é fazer esta busca das pessoas que ainda não se vacinaram. Sabemos a importância da vacinação. Estamos acompanhando o número significativo de pacientes procurando nossos serviços, vindos do litoral e das festas. Precisamos manter uma maior cobertura vacinal — declarou.
Com o sucesso da ação no centro da cidade, a prefeitura já planeja novos mutirões para a próxima semana. Além da vacinação, a Secretaria da Saúde também quer avançar na testagem para detectar a situação da covid-19 na Capital do Vinho e habilitará dois novos pontos de testagem.
No início dessa semana, houve um aumento dos pacientes com sintomas gripais no ambulatório fast-track, no bairro Botafogo. Em três dias, foram registrados 700 atendimentos, o que é atribuído as aglomerações durante as festas de final de ano e a volta do litoral.
— Registramos este aumento no número de pessoas com sintomas gripais, mas nada que reflita nas internações. São pessoas com sintomas leves e principalmente preocupadas com as novas variantes — aponta o secretário adjunto de Saúde.
A orientação é que devem procurar o atendimento médico pessoas com sintomas gripais ou respiratórios, como febre alta, falta de ar e tosse. Até o momento, somente um caso de paciente com Influenza H3N2, que provoca a gripe, foi identificado em Bento Gonçalves.