No sábado (29), moradores do núcleo habitacional Marumbi, em Caxias do Sul, puderam ver o início de um sonho começar a se realizar. Após mais de 20 anos lutando pela regularização fundiária, no último sábado equipes da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) estiveram na escola municipal Basílio Tcacenco para dar realizar o cadastramento socioeconômico dos moradores.
Segundo a SMU, esse é o primeiro loteamento deste ano em área pública que está sendo regularizado com base no programa Esse Terreno é Meu. A prefeita em exercício, Paula Ioris, acompanhou o cadastramento das famílias. Ainda em outubro de 2021, foram apresentados à comunidade os encaminhamentos que fazem parte do processo de regularização fundiária do núcleo composto por 40 lotes.
— O levantamento topográfico do local já foi entregue pela empresa Ambiterra e o projeto urbanístico foi iniciado. Além disso, o promotor Adrio Gelatti tem sido peça fundamental para o andamento de todo esse processo — frisa o titular da pasta, João Uez.
Após a compilação de dados das famílias o Município irá instaurar o procedimento de ReUrb para a área, conforme prevê a Lei Municipal nº 657, de agosto de 2021. Segundo Uez, a estimativa é de que ainda no primeiro semestre de 2022 os primeiros títulos de propriedade sejam entregues aos moradores.