A prefeitura de Caxias do Sul informou na tarde desta quinta-feira (6) que irá propor novas medidas para a realização de eventos como o Carnaval de Rua e a Festa da Uva. A decisão vai ao encontro da disseminação cada vez mais veloz da variante Ômicron e do aumento da procura por atendimento nas redes públicas e privadas de saúde. Outra preocupação se refere aos casos de de Influenza H3N2.
A necessidade de novas medidas sanitárias foi debatida em reunião na manhã desta quinta junto com o Gabinete de Crise. Ficou definido também que devem ocorrer outros encontros com os organizadores dos eventos e setores da segurança, a fim de reforçar os protocolos sanitários já existentes. Estas reuniões serão agendados para os próximos dias.
Segundo a prefeitura, o entendimento é pela realização das programações definidas, mas com ajustes ao novo momento da pandemia. Ainda conforme o Executivo, os protocolos adotados na Mercopar 2021, considerados os melhores já praticados em feiras realizadas do país, devem ser a base para as discussões locais.
Alta demanda em atendimentos e aumento de casos positivos preocupam profissionais da saúde
Durante a reunião, o diretor executivo da Secretaria Municipal da Saúde, Dino de Lorenzi, definiu que o volume atual de consultas na rede pública é o maior desde o início da pandemia. Ele revelou preocupação com o aumento dos atendimentos não só nas unidades básicas de saúde, bem como nas UPAs Central e Zona Norte.
— Estamos com alta demanda, que pressiona o sistema de saúde, e também estamos preocupados em realizar a testagem no sentido de promover o afastamento precoce de pessoas contaminadas e, assim, diminuir a disseminação do vírus — afirmou Lorenzi.
Já no lado privado, a médica Dilma Tessari, representante da Associação Médica de Caxias do Sul e diretora do Hospital da Unimed, apresentou dados preocupantes em relação aos testes para detecção da covid-19: antes da nova variante, o índice de positivos variava de 4% a 6% dos testados. Atualmente, vai de 33% a 44%. O que traz certo alívio é que são raras as internações dos positivados. A médica ainda apontou, no entanto, a preocupação com a falta e o custo de insumos para combater a nova variante.
Sobre o Carnaval de Rua
Em dezembro, em entrevista à Rádio Gaúcha Serra, a secretária Municipal de Cultura, Aline Zilli, disse que o Carnaval de Rua de Caxias de 2022 será promovido nos bairros. O último desfile tradicional ocorreu em 2016, quando a escola Macha Verde sagrou-se campeã.
Em 2017, 2018 e 2019 o evento não foi realizado por divergências entre a prefeitura e o setor. Em 2020, antes da pandemia, duas escolas ensaiaram a volta, mas sem apuração de uma campeã. No ano passado, a decisão foi de cancelar todas as atividades carnavalescas frente às medidas de distanciamento social e o cenário, à época, da crise sanitária por conta de uma nova onda de coronavírus.