Mesmo autorizado pela prefeitura, o mais tradicional bloco de Carnaval de Caxias do Sul não estará nas ruas novamente neste ano. Os organizadores do Bloco da Velha, que reuniu 60 mil pessoas na última edição, divulgaram neste sábado (15) que decidiram pelo cancelamento do evento para este Carnaval. Dessa forma, o bloco não será realizado pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia.
Em nota divulgada nas redes sociais, os organizadores justificam que o avanço dos casos de covid-19 observado neste início de ano fez com que diminuíssem as esperanças em realizar um evento seguro no mês que vem. Cerca de 400 profissionais estavam envolvidos direta e indiretamente para garantir a folia. Na sexta-feira (14), ao Pioneiro, Guilherme Martinato, um dos responsáveis pelo Bloco da Velha, antecipou que seria feita uma reunião para definir se haveria o evento neste ano e que o principal obstáculo era o atual momento da pandemia.
Neste sábado (15), após o anúncio do cancelamento, ele disse que o momento não é o mais adequado para uma festa como é o Carnaval.
— Não tem clima para o Carnaval. Se tornou uma questão de saúde pública, de respeito às pessoas e de pensar na coletividade. Não tem um argumento (para cancelar o bloco), são muitos. O Carnaval tem significado, é alegria, abraço, ter contato, e festejar com responsabilidade. O nosso bloco sempre foi democrático, acessível e atraindo a família — afirma.
Martinato conta também que a decisão foi tomada após contatar toda a equipe envolvida no projeto do bloco. Para esse ano, além dos profissionais, também haviam contratos firmados com fornecedores e restando apenas detalhes finais. O tema do Bloco da Velha para 2022 foi pensado para trazer a alegria por meio de um baile de máscaras: desta vez, provocando para usar o acessório como fantasia para o Carnaval e não somente como proteção para a covid-19.
Ainda conforme ele, o projeto e o tema serão mantidos para a realização do evento em 2023. Martinato acredita não ser válido fazer um Carnaval fora de época, como é sugerido por alguns setores.
— Não tem sentido também fazer um evento menor, como nos pediram. Não queremos algo que segregue ou afaste as pessoas.
A definição sobre a autorização dos blocos de Carnaval foi feita em uma reunião na sexta-feira (15) entre a prefeitura e os organizadores do evento em Caxias. O aval do poder público será dado mediante o cumprimento de protocolos sanitários específicos, como a proibição de deslocamento e a sugestão de preferência para que o evento fosse realizado em local privado para melhor controle do público.
Além disso, será cobrada a vacinação contra a covid-19 dos participantes, organizadores e equipes de apoio. Outras definições serão divulgadas na segunda-feira (17).
Outros blocos
Outro bloco que ainda não decidiu se será realizado é o Bloco da Ovelha, que, segundo o responsável, Leonardo Ferrolho, deve anunciar uma definição na próxima semana. O Bloco do Luizinho, que fez sucesso em 2020, decidiu por um evento fechado, dentro do estabelecimento, com, no máximo, 200 pessoas. O único bloco confirmado até então é o Ovelha Negra, que será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro em um estacionamento privado no bairro São Pelegrino.