O sábado (15) de calor e céu azul pela manhã levou centenas de pessoas a procurarem os serviços de testagem e vacinação contra a covid-19 na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. O mutirão é organizado pela prefeitura e chega a sua segunda edição — ocorreu também no sábado passado — e segue sendo realizado até às 17h deste sábado. À tarde, mesmo com chuva, o serviço seguiu funcionando e com bastante demanda.
O atendimento com maior procura era o serviço de testagem, que resultou em uma longa fila que se formou durante a manhã. Por volta das 10h30min, haviam cerca de 110 pessoas aguardando para realizar o teste, se estendendo pelo centro da praça até a esquina da Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Dr. Montaury. Mas, perto do meio-dia, o movimento diminuiu e o tempo de permanência na fila reduziu pela metade.
À tarde, faltando uma hora para o serviço encerrar, ainda tinham pessoas para fazer o teste. Entretanto, o movimento diminuiu: eram cerca de 30 pessoas na fila, que estavam com guarda-chuva e procurando outras formas para não se molhar. O tempo de espera era cerca de 40 minutos.
A testagem é feita em uma tenda instalada pela Secretaria Municipal da Saúde na praça. Nela, foram organizados sete pontos de testagem. Cada morador era recepcionado, fazia um cadastro, conversava com o profissional da saúde, que, logo após, aplicava o teste rápido.
Em seguida, era necessário aguardar entre 30 a 40 minutos para obter o resultado. Quem testava negativo, era liberado. Já quem recebia o diagnóstico positivo para o coronavírus, era orientado pelos profissionais a fazer o isolamento. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia um balanço do número de testes aplicados pelo mutirão.
A babá Janeci Machado, de 57 anos, chegou na fila por volta das 7h40min e foi atendida às 10h30min. Ao receber o diagnóstico negativo para covid-19, não escondeu o sorriso mesmo com a máscara. Ela estava acompanhada do esposo, Claudinei Vieira da Silva.
— Vim fazer o teste porque tive contato com duas pessoas que positivaram. Começaram a atender 9h40min, mas deu tudo certo, testei negativo e fiquei mais aliviada — conta ela.
Com o sol forte pela manhã, algumas pessoas usavam sombrinha, carregavam garrafas de água e procuravam sombra para se proteger do calor. Até às 16h, a capacidade de atendimento ainda não havia sido esgotada.
Desde a semana passada, a Prefeitura de Caxias do Sul tem trabalhado para ampliar a testagem de casos suspeitos da doença como forma de diminuir a circulação do vírus, nesse período que a pandemia volta a preocupar. No primeiro mutirão, 668 pessoas procuraram o atendimento e 180 tiveram a comprovação de estarem infectadas.
O teste é indicado para pessoas com sintomas gripais ou para aquelas que não possuem sintomas, mas que tiveram contato com algum infectado. Nesse caso, a orientação é para realizar o teste do quinto ao 10º dia após o contato.
Além da praça, a testagem ocorre até às 14h nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada e Desvio Rizzo.
A prefeitura divulgou também que a testagem gratuita seguirá sendo ofertada durante a semana em todas as UBSs. Neste caso, cada pessoa deve procurar a sua UBS de referência, no bairro onde mora.
Procura grande também por vacinas
Além da testagem para o coronavírus, quem ainda não se vacinou pode procurar o serviço neste sábado (15) na Praça Dante Alighieri e também nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Eldorado, Esplanada e Desvio Rizzo. O movimento para a imunização era mais tranquilo, com pequenas filas em cada uma das unidades na tenda instalada no local.
São oferecidas a primeira dose para adolescentes (de 12 a 17 anos), segunda dose para quem fez Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer e terceira dose.
Podem fazer a segunda dose de AstraZeneca e Pfizer quem fez primeira dose em 20 de novembro ou antes; de Coronavac quem se imunizou pela primeira vez no dia 18 de dezembro ou antes. Já a terceira dose está disponível para pessoas de 18 anos que fizeram a segunda dose dia 15 de setembro ou antes. Há também o reforço da Janssen para pessoas de 18 anos ou mais que foram vacinadas com esse imunizante há dois meses ou mais.
Ainda de acordo com a prefeitura, as vacinas do calendário vacinal, incluindo imunização de crianças, serão retomadas a partir da próxima quarta-feira (19) em algumas UBSs que ainda serão divulgadas. Esse serviço foi interrompido nessa semana em razão do afastamento de servidores que positivaram para a covid-19. Até a sexta-feira (14), 115 servidores estavam afastados, sendo a maior parte de linha de frente.
Outra novidade é que o cronograma para vacinação de crianças contra covid-19 também será informado a partir da próxima semana, com data de início prevista para quarta-feira. Essa que é uma grande expectativa dos pais e também das crianças para aumentar a proteção contra o vírus. A Secretaria Estadual da Saúde recebeu no primeiro lote desse imunizante específico para crianças e não divulgou os quantitativos que cada região receberá, o que deve ocorrer na segunda-feira (17).
Na próxima semana, também com previsão a partir de quarta-feira, a Secretaria da Saúde iniciará a aplicação da quarta dose para pessoas com imunossupressão.