Moradores de Galópolis, em Caxias do Sul, assistem diariamente ao fogo que destrói uma grande área verde no local conhecido como Morro da Cruz. O incêndio começou ainda no dia 26 de dezembro. Desde 10h da manhã deste domingo (2) o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul voltou ao local, mais uma vez, para combater as chamas. A nuvem de fumaça em meio às árvores e plantas toma conta da área. Os focos ressurgem praticamente todos os dias, segundo relatos de Rosa Maria Digilenti, uma das moradoras de Galópolis.
Conforme Rosa, que esteve no local, somente a copa das árvores e a cruz, que é de ferro, estão intactas. Não há moradias na área nem plantações, de acordo com a moradora.
— É muito vento, é muita fumaça. Tem moradores ajudando a apagar o fogo. Meus familiares estiveram ontem (sábado, dia 1º de janeiro) ali. Se alastra pelas nossas terras. É muito triste. Só a chuva mesmo para apagar — lamenta a mulher.
Rodovia teve que ser bloqueada em Veranópolis
A sequência de incêndios em vegetações perdura há vários dias na Serra. Em Veranópolis, a situação neste domingo era crítica no km 189 da BR-470. Bombeiros trabalham no combate ao fogo às margens da rodovia, próximo à Banca das Cascatas. O trânsito chegou a ficar completamente bloqueado em função da fumaça por volta das 15h20min. Por volta das 16h10min, a via estava em uma pista no sentido Bento Gonçalves - Veranópolis.
Segundo os bombeiros, a combinação de estiagem, que deixa a vegetação seca, e ação humana favorecem ao surgimento dos focos.