A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou, nesta quarta-feira (22), uma notícia que traz certo alívio e esperança para os últimos dias do ano: a pasta não registra óbitos por covid-19 desde o dia 9 de dezembro. Ou seja, há quase duas semanas.
Na ocasião, foram duas mortes notificadas, chegando a um total de 1.456 óbitos. Segundo a pasta, podem existir casos retroativos por parte das instituições de saúde mas, mesmo assim, esse resultado indica que o avanço da vacinação tem sido fundamental para a redução das internações hospitalares, casos graves e mortes pela doença.
— Isso traduz a real importância e o impacto da vacinação no controle da pandemia, tanto de casos da doença como de números de óbitos. Esse é nosso objetivo, focar na saúde das pessoas — afirma a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
— Também estamos com decréscimo bem importante no número de internações e, consequentemente, mais vagas liberadas em UTIs. Isso é resultado da vacinação. Sabemos que as pessoas estão relaxando nas medidas de contenção e, mesmo assim, estamos percebendo esse decréscimo. Isso quer dizer que a vacina está cumprindo o seu papel. Outro fator muito importante é a vacinação completa. Então, quem não se vacinou, pedimos que vá se imunizar — completa a infectologista do Controle de Infecção Municipal, Anelise Kirsch.
A SMS diz que as unidades básicas de saúde (UBSs) têm reforçado a busca ativa para localizar pessoas que não retornaram para a segunda ou a terceira aplicação, reforçando a estratégia de imunização na cidade.