Na semana passada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu alerta aos municípios gaúchos sobre casos do vírus Influenza A H3N2, considerado responsável por surtos recentes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ao todo, conforme boletim atualizado nesta quarta-feira (22), são 24 notificações em residentes de 10 cidades. Uma mulher de 67 anos, residente de São Francisco de Paula, que não recebeu medicação antiviral e apresentava doenças crônicas, não resistiu à doença, conforme a SES.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) solicita que a população busque pela vacina da gripe de forma preventiva, uma vez que há aumento de casos de síndrome gripal em todo o país. As doses ainda estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) para pessoas acima de seis meses de idade. Mesmo com a campanha aberta para toda a população no mês de julho, a taxa de cobertura vacinal ainda é considerada baixa (62,7% do público-alvo).
— Aconteceu que neste ano as pessoas optaram por priorizar a vacina da covid-19, com razão, e, de certa forma, não deram tanta importância para a vacinação da Influenza. O alerta é para as pessoas que não se vacinaram buscarem os serviços de saúde para se imunizar. Quanto maior a cobertura vacinal, menor o número de casos — reforça a a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.
Juliana também reforça que a imunização das pessoas consideradas do grupo de risco é imprescindível:
— Os idosos e portadores de comorbidades têm o risco de agravamento. E, diferentemente da covid, as crianças e gestantes também são grupo de risco e devem ser vacinados de forma prioritária — acrescenta.
Uma mudança importante e adotada recentemente é que não é mais necessário esperar um intervalo mínimo de dias entre as vacinas da covid-19 e da Influenza. Agora, elas podem ser aplicadas no mesmo dia.
Casos de Influenza A-H3N2 no RS em 2021, segundo a SES
Cachoeirinha: 1 caso
Gramado: 4 casos
Harmonia: 1 caso (1 hospitalização)
Montenegro: 1 caso
Osório: 1 caso
Pelotas: 1 caso
Porto Alegre: 5 casos (5 hospitalizações)
São Francisco de Paula: 6 casos (1 hospitalização com evolução de óbito)
Sapiranga: 1 caso
Viamão: 3 casos (1 hospitalização)
Medidas de prevenção e sintomas
Segundo a SES, as medidas de prevenção da Influenza A são as mesmas das recomendadas ao coronavírus: uso de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e vacinação.
Os sintomas também se assemelham aos do coronavírus. Infectados relatam febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
Horários e locais para se vacinar contra a Influenza
:: Unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado e Cinquentenário: das 8h às 18h.
:: Todas as demais unidades: das 8h às 16h.