Quem circulou pela Freeway, BR-448 ou pela BR-116 no sábado (4) pode ter levado um susto ou até mesmo ter achado inusitado o transporte de parte de um avião da Varig pelas rodovias. É que o boeing 727 estava a caminho da Serra, mais especificamente, em Nova Petrópolis, onde fará parte de um memorial.
A peça principal da aeronave deixou a Capital, Porto Alegre, por volta de 5h. O veículo escoltado passou pela BR-290 (Freeway), BR-448 (Rodovia do Parque) e pela BR-386 (Tabaí/Canoas), além da BR-116 e chamou a atenção de motoristas e pedestres.
O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, recepcionou o comboio com a carga especial na localidade de São José do Caí, junto ao limite com Caxias do Sul.
Segundo a prefeitura, alguns componentes do avião, como os motores e o trem de pouso, já haviam sido transportados para a cidade em fevereiro. Outras duas cargas, com as asas do avião, permanecem em Porto Alegre para transporte em datas posteriores. Elas terão escolta policial.
O Boeing 727 será o atrativo principal do empreendimento turístico do Grupo H2, funcionando no formato de memorial dedicado à viação Aérea Rio-grandense. A área escolhida para a instalação fica próxima à RS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial.