Parte de um avião Boeing 727, da Varig, transitando entre os carros chamou a atenção de motoristas na manhã deste sábado (4) em Porto Alegre. A estrutura, arrematada por ex-funcionários da empresa em um leilão, foi levada em velocidade reduzida para Nova Petrópolis.
O avião ficou em cima de um caminhão, escoltado por dois veículos. Ao passar pela Rua Edu Chaves, na Capital, foi fotografado por pedestres e motoristas. A estrutura tem 32 metros de comprimento e cinco metros de largura.
Rodando a 50 km/h, o veículo saiu das proximidades do Aeroporto Salgado Filho. Sem contratempos, o comboio seguiu viagem, passando por Tabaí, Montenegro, Portão, Feliz e Vila Cristina até Nova Petrópolis pela BR-116. A chegada no município da Serra ocorreu no final da manhã.
— Eu estou acompanhando o transporte. Nessa mesma aeronave, já fiz mais de 7 mil horas de voo. A cidade de Nova Petrópolis está ansiosa para receber este avião — disse Oscar Bürgel, engenheiro de voo e presidente da Associação Varig Vive.
A associação de ex-funcionários arrematou a aeronave em um leilão no ano passado por R$ 85 mil. A aeronave será restaurada e fará parte de um memorial da Varig em Nova Petrópolis. As asas e a parte de trás do avião serão levadas em outro dia, após autorização das polícias rodoviárias.