Parte da famosa Cidade das Rolhas, conjunto que reúne cerca de 40 objetos de arte montados em 45 mil rolhas, está de volta a Ana Rech, em Caxias do Sul. O atrativo, que conta com som, luz e movimentação, havia sido instalado nos pavilhões em 2016, sendo uma das novidades da Festa da Uva daquele ano. Há alguns dias, parte do trabalho retornou para a comunidade para ser um dos atrativos da programação do 30º Encanto de Natal. A intenção, no entanto, é fixar definitivamente o trabalho em Ana Rech, fortalecendo os atrativos turísticos locais.
O presidente da Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar), Márcio Azambuja, explica que ocorreram conversas entre a comunidade, a Secretaria de Turismo e a Festa Nacional da Uva S/A para que a obra retornasse à comunidade no formato de exposição. O próximo passo, segundo ele, é estabelecer a Cidade das Rolhas novamente em Ana Rech.
— É um instrumento, uma atração turística à parte da nossa vila, ficou muito ligado à comunidade. As pessoas procuram a Cidade de Rolhas aqui. Queremos reativar esse potencial turístico — ressalta Azambuja.
O presidente da entidade estima que menos da metade da obra foi deslocada dos Pavilhões da Festa da Uva para a exposição durante o Encanto de Natal. O atrativo está disposto junto à Aldeia dos Presépios, na Rua Padre Gerônimo Rossi, e pode ser visitado aos sábados e domingos a partir das 15h. Após o fim das festividades natalinas, a entidade irá planejar onde a obra será fixada por completo, uma vez que trata-se de uma estrutura de grande porte que exige um espaço adequado.
—Estamos analisando duas situações, que é a ampliação do ambiente ou a construção de um novo. São coisas que ainda não paramos para definir por conta até da nossa programação de Natal — diz o presidente da Samar.
Relembre
O atrativo funcionava como Presépio de Rolhas desde 2005 em Ana Rech, e encerrou as suas atividades em 2013 por motivos de saúde do idealizador Antonio Molin (já falecido). Em 2016, a obra ganhou um espaço próprio junto aos Pavilhões da Festa da Uva. À época, o investimento do conjunto das rolhas foi de R$ 15 mil. Já a estrutura custou R$ 60 mil.