A Cidade das Rolhas, conjunto que reúne cerca de 40 objetos de arte montados em 45 mil rolhas, será inaugurada nos Pavilhões da Festa da Uva no dia 16 de fevereiro. A iniciativa é da Festa da Uva e da prefeitura de Caxias do Sul. A solenidade ocorre às 19h junto à nova estrutura, que fica entre a Réplica de Caxias e o Grupo de Escoteiros Moacara.
O atrativo funcionava como Presépio de Rolhas desde 2005 em Ana Rech, e encerrou as suas atividades em 2013 por motivos de saúde do idealizador Antonio Molin. Profissionais ligados à Secretaria do Turismo e Festa Nacional da Uva S/A uniram esforços para manter a atração na cidade, e viabilizaram a instalação nos Pavilhões.
Foi necessária a construção de um novo espaço no parque para oferecer estrutura adequada para os visitantes. O atrativo segue com a visitação aberta ao público de forma permanente.
Para o artista Antonio Molim, a transferência para os Pavilhões representa a concretização do seu sonho.
- Sinto-me honrado ao ver o fruto da minha arte e dedicação, pela qual tenho tanto carinho, sendo valorizada em minha terra natal, onde sempre achei que deveria permanecer - agradeceu.
O investimento do conjunto das rolhas é de R$ 15 mil. Já a estrutura custou R$ 60 mil.
A Cidade das Rolhas é uma das novidades da 31ª edição da Festa da Uva, que ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março. A comitiva responsável pela divulgação do evento cumpre agenda na Capital nesta quarta-feira. Entre os compromissos, a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso farão o convite oficial ao governador José Ivo Sartori e participarão de um filó italiano no Galpão Crioulo do Palácio do Piratini. Ainda não há previsão para que a comitiva visite a presidente Dilma Rousseff em Brasília.
Turismo
Cidade das Rolhas será inaugurada dia 16 nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias
Estrutura está montada entre a Réplica de Caxias e o Grupo de Escoteiros Moacara.
GZH faz parte do The Trust Project