O Vilarejo de Integração Anjos Unidos — primeiro parque do Brasil acessível para pessoas com deficiência — começou a ser construído em 2019 mas ainda não tem data para ficar pronto. O projeto, desenvolvido em uma área de aproximadamente 5,8 hectares, no Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, ainda depende de recursos para ser concretizado e é justamente com metros quadrados de concreto que a comunidade pode colaborar. Neste sábado (4), o local sediará a apresentação da "Concreto do Bem", ação que visa angariar fundos para a conclusão das pistas de concreto que viabilizarão passeios no local com veículos adaptados.
— Estamos abrindo para pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir com a pista e também com outras partes do projeto, oferecendo contrapartidas. Já construímos pontes, banheiros adaptados e iniciamos o complexo de eventos. Foi nossa prioridade porque muitas coisas vão acontecer nele: sala de terapias, restaurante, sala para atividades culturais, para o clube de mães e banheiros — afirma o fundador da associação e idealizador do projeto, Alcindo Riviera.
Segundo ele, a estrutura de aproximadamente 300 metros quadrados e dois pavimentos, é a única etapa com previsão de conclusão e a ideia é que esteja pronta até o final de fevereiro. Desde a preparação do terreno, em 2019, até hoje, todos os finais de semana contaram com trabalho voluntário no local. Além disso, mesmo que ainda não esteja concluído, tampouco inaugurado, o vilarejo já atrai visitantes, chegando a receber, em média, 300 pessoas ao mês.
— Estamos com ações guiadas na mata, aos finais de semana, que colaboram para reverter fundos para a obra; as pessoas envolvidas com a associação vão trazendo familiares para passear; e os turistas, que fazem o roteiro Caminhos de Pedra, também acabam passando pelo local — comenta Riviera.
Quando finalizada a construção, o parque deve contar com uma pista de 750 metros de piso tátil, além de veículos motorizados, pista para kart, tirolesa, rapel, pista de off-road (trilha com obstáculos naturais e planejados) e casa na árvore. O piso será construído com uma inclinação que permite que cadeirantes possam se locomover sozinhos pelo parque. No local também haverá caminhos especiais para bicicletas adaptadas ou a pé entre as árvores, quiosques, cabanas e o restaurante.
Para a construção das pistas de caminhada, quadriciclos e motos adaptadas, rampas e acessos ao rio e à gruta serão necessários cerca de 4.755m² de concreto. Para conseguir adquirir o material, a Anjos Unidos está realizando uma campanha de doação de concreto: o Concreto do Bem. Cada metro quadrado doado por pessoa física ou jurídica dá o direito de ter a logomarca ou nome anunciado nas redes sociais e registrada em algumas das construções executadas dentro do parque. Até o momento, empresas parceiras já doaram 254 m².
Interessados em colaborar podem acessar o site da associação ou realizar transferência bancária:
:: Recursos para a Concreto do Bem
Banco Sicredi (Número 748, no Brasil)
Agência bancária: 0167
Conta corrente: 56876-1
CNPJ: 39.457.745/0001-10
Chave PIX: 54999500570
:: Recursos para o parque
Banco Sicredi (Número 748, no Brasil)
Agência bancária: 0167
Conta corrente: 44521-9
CNPJ: 39.457.745/0001-10
Chave PIX: 39457745000110