Quase três meses após a assinatura do contrato, iniciaram-se-se, efetivamente, na terça-feira (7), os trabalhos relacionados ao projeto executivo do Aeroporto Regional de Vila Oliva, em Caxias do Sul. A partir da assinatura de uma nova documentação, a empresa responsável pelo projeto, a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, de Santa Catarina, tem, agora, o prazo de um ano para entregar a demanda.
De acordo com a prefeitura, nos últimos dois meses, o projeto foi analisado pela Secretaria da Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério da Infraestrutura, que aprovou o Plano de Elaboração da Plataforma BIN, garantindo que ocorra o processo de gestão e acompanhamento dos trabalhos.
Nesta quarta-feira (8), as equipes da empresa e da área de engenharia da Secretaria de Planejamento estiveram no local onde o equipamento será erguido, verificando vários aspectos para a realização dos trabalhos. De acordo com a titular da pasta, Margarete Bender, as visitas serão frequentes à área.
— O projeto será desenvolvido de forma conjunta. O termo de referência define vários pontos que precisam ser conduzidos pelas duas equipes — enfatizou a secretária, esclarecendo que os recursos do projeto já estão depositados em conta do município, em valor superior a R$ 1,6 milhão.
A secretária também tentou negociar, junto aos gestores da Iguatemi, a redução do prazo de 12 meses para elaboração do projeto (o prazo começa a contar a partir de agora). Segundo ela, há a possibilidade de iniciar obras do aeroporto ainda no segundo semestre de 2022, como a terraplenagem do local.
Vencedora da licitação que teve outras duas empresas interessadas, a Iguatemi tem sede em Florianópolis (SC) e foi fundada em 1976. Dentre as atividades, está o desenvolvimento de projetos nas áreas de infraestrutura e edificações, além de gerenciamento, coordenação e supervisão de obras.