A prefeitura de Caxias do Sul e a empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia assinaram na manhã desta sexta-feira (10) o contrato para elaboração do projeto executivo do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que ficará localizado no distrito de Vila Oliva.
Agora, a empresa catarinense deve receber a ordem de serviço para que dê início, de fato, ao projeto. O prazo para conclusão desta etapa é de 360 dias, com investimento de R$ 1.592.375,00.
Conforme o engenheiro civil e diretor técnico da Iguatemi, Alexandre Mosimann Silveira, de 20 a 30 profissionais devem se envolver nos trabalhos daqui por diante pela magnitude do projeto. Alguns deles já estiverem em Vila Oliva. Na manhã desta sexta, o diretor presidente da empresa, Adão dos Santos, participou da assinatura do contrato junto com o prefeito Adiló Didomenico e demais autoridades do município.
— É um projeto que envolve diversos escopos de trabalho, temos aqui, resumidamente, toda parte de infraestrutura do aeródromo, como pista de pouso e decolagem, estacionamento de veículos, toda parte de telecomunicações, parte de edificações, com terminal de passageiros, seção contra incêndios, depósito de resíduos sólidos, casa de força, além disso, temos toda a parte viária, do acesso até ao aeroporto. Todo projeto tem seus desafios, porque cada um tem as suas particularidades, mas a equipe está preparada para esse projeto que é de extrema importância para Caxias do Sul e região — argumenta Silveira.
Vencedora da licitação que teve outras duas empresas interessadas, a Iguatemi tem sede em Florianópolis (SC) e foi fundada em 1976. Dentre as atividades, está o desenvolvimento de projetos nas áreas de infraestrutura e edificações, além de gerenciamento, coordenação e supervisão de obras.
— Especificamente, na área aeroportuária, já desenvolvemos projetos dos aeroportos de São Joaquim, Jaguaruna, Caçador, Dionísio Cerqueira e Joaçaba (todos em Santa Catarina). Nossos principais clientes são o DNIT, as secretarias de Estado, prefeituras e concessionárias — detalha Silveira.
Questionado sobre o tempo para conclusão do projeto (pouco mais de 12 meses), o diretor técnico da empresa diz que é cedo para avaliar uma possível entrega antes do prazo:
— O prazo é suficiente, mas é prematuro falar em redução de prazo nesse momento inicial — resumiu.
Após concluída a etapa do projeto executivo, a cargo da Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia, outra empresa será escolhida para executar a obra do aeroporto.