A chuva passageira registrada em algumas áreas de Caxias do Sul no início da tarde desta quinta-feira (30) não garantiu a extinção de um incêndio que já é combatido há mais de 24 horas pelo Corpo de Bombeiros na área de um antigo curtume, no bairro Parada Cristal. Segundo os bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das 9h de quarta-feira (29) e, desde então, atuam em uma área de aproximadamente cinco hectares às margens da BR-116.
Segundo o tenente-coronel Julimar Fortes, comandante do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), não há como precisar como o fogo começou, mas ele afirma que as chamas se alastraram a partir da vegetação, situação que tem sido recorrente em diversos pontos da cidade e região. O trabalho no antigo curtume é complexo, pois há muito material (possivelmente couro) enterrado, o que favorece o incêndio. Para isso, os bombeiros precisam escavar a terra para eliminar os focos.
O caso é um grande alerta para a população. Somente de 1º a 29 de dezembro, foram atendidas 87 ocorrências de fogo em matagais em Caxias.
— O fogo chegou a partir da vegetação e sabemos que, na maioria dos casos, isso começa por ação humana. Por isso, pedimos que a comunidade atente para isso: qualquer bituca de cigarro descartada pode ser o início de um grande incêndio, pois a vegetação está seca em função da estiagem. Neste caso, atingindo um curtume abandonado, com uma fumaça que, em grande concentração em ambiente fechado, seria bastante tóxica — alerta o comandante.
— A chuva com certeza minimiza o problema, mas se for passageira, sem grande acúmulo, não impacta muito. É uma condição similar à da agricultura, que também precisa de um grande volume agora — complementa.
Um total de 12 ocorrências de fogo em vegetação foram atendidas em Caxias desde as 8h de quarta-feira (29). Um dos casos tem sido recorrente, com focos que ressurgem praticamente todos os dias desde segunda-feira, no Morro da Cruz, em Galópolis.
Em Carlos Barbosa, cerca de três hectares de vegetação foram atingidos pelo fogo entre a tarde de quarta-feira (29) e a madrugada desta quinta-feira (30). Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, trata-se de uma área com eucaliptos, às margens da BR-470, no bairro São Paulo. Em menos de 24 horas, foram registrados três incêndios no mesmo ponto, que fica próximo ao Morro Calvário. O combate mais recente ocorreu na última madrugada, por volta das 2h. Para controle das chamas, foram usados batedores, sopradores e 13 mil litros de água. Ninguém ficou ferido. As causas não foram divulgadas, mas estão sendo investigadas pela fiscalização do meio ambiente da prefeitura.