Diagnosticado com um tumor no cérebro, o arcebispo de Cascavel (PR), dom Adelar Baruffi, que é natural de Coronel Pilar, na Serra, foi internado novamente no fim de novembro, após sentir dores na cabeça e nas pernas. Foi constatado, por meio de exames, que o arcebispo contraiu meningite bacteriana, a qual já está sendo tratada. A comunicação da Arquidiocese informou, na tarde desta sexta-feira (3) que Baruffi permanece internado, está "comunicativo e bem disposto", não tendo ainda previsão de alta, por enquanto.
O religioso havia recebido alta do Instituto de Neurologia de Curitiba no dia 19 de novembro, após passar por uma neurocirurgia no dia 15. No dia 22, ele gravou um vídeo, postado nas redes sociais da Arquidiocese de Cascavel, em que agradeceu pelas orações e solidariedade no período em que esteve internado.
Baruffi trabalhou na Serra gaúcha durante a trajetória como padre. Foi reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, padre auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, entre outras funções. Em 31 de outubro, ele tomou posse como arcebispo de Cascavel, no Paraná.