O 14º Mutirão de Natal da Zona Norte de Caxias do Sul espera que 5 mil pessoas passem pelo Complexo Esportivo, localizado no bairro Santa Fé, durante este domingo (12). O evento começou às 13h e tem previsto a entrega de mais de 3 mil brinquedos às crianças das comunidades, que será feita pelo Papai Noel.
A edição deste ano é em homenagem a Leonice Pereira, umas das principais lideranças regionais da Zona Norte e responsável por unir as atividades natalinas no Complexo. Ela foi vítima da covid-19. O evento também é uma retomada, já que em 2020 ele não ocorreu devido à pandemia.
— As pessoas pedem o ano inteiro, esperando uma festa acontecer. Quando não ocorreu (ano passado) e depois perdemos a nossa coordenadora, tudo se complicou. Mas é só ver que o pessoal vem, gosta e a união do Mutirão de Natal é incrível. São 60 pessoas. Isso é importante para nossa comunidade da Zona Norte. A união é a melhor coisa que temos — considera Valdir Negrão, presidente do Belo Horizonte.
A organização colocou mais de 5 mil cachorros quentes, 120 fardos de refrigerantes, duas máquinas de algodão doce e atrações musicais de artistas locais. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) disponibilizou brinquedos e profissionais para cuidar das atividades com as crianças, além de caminhão do Samae e a Brigada Militar, que também se fez presente. Tudo é fruto de doações, principalmente os brinquedos. Segundo a organização foram realizadas duas ações no centro de Caxias para conseguir arrecadar um número suficiente para atender toda à população da Zona Norte.
— Nunca deu menos de 3 mil crianças. Está tudo dividido para meninos, meninas e bebês. Quando chegar o Papai Noel, a gente faz um cordão e vamos entregando os brinquedos, que já estão todos embalados. É um trabalho de muitos anos e são tudo doações — explica Zé Dambrós, vereador e um dos organizadores do Mutirão.
O Mutirão de Natal é organizado pelas lideranças do Santa Fé, Vila Ipê, Portal da Maestra, Belo Horizonte, Fátima Baixo, Cânyon e Centenário.