As ruas centrais de Caxias do Sul, especialmente a Avenida Júlio de Castilhos e a Rua Sinimbu, registravam movimento intenso na manhã desse sábado (11). Faltando 14 dias para o Natal, e com a primeira parcela do 13ª salário na conta, centenas de pessoas circulavam com sacolas e pacotes. Por volta do meio-dia era difícil encontrar uma loja que não estive com fluxo intenso de clientes.
A situação era semelhante no ano passado. Contudo, naquela ocasião, a movimentação não refletia nas vendas, já que, em função da pandemia, os consumidores avaliavam melhor os gastos, e as festas de fim de ano, e as trocas de presentes de amigo secreto estavam mais restritas. Já em 2021, as vendas começam a aumentar:
— Começou a aumentar o fluxo de clientes nessa semana. Está saindo muita coisa. Estão procurando presentes de Natal. A tendência é melhorar ainda mais com a segunda parcela do 13º— aponta o gerente de uma loja de roupas e calçados Jeferson Santiago de Oliveira.
A percepção é a mesma da gerente de uma loja de calçados Diva Klin:
— Depois da primeira parcela do 13º começou a dar uma melhorada. Os clientes estão antecipando os presentes de Natal. Compram presentes para o amigo secreto e para familiares e amigos. Esperamos que continue e aumente as vendas nos próximos dias —torce ela.
Compras antecipadas
Carregados de sacolas, os clientes aproveitavam para pesquisar preços, melhores condições de pagamento e parcelamento ou iam direto a loja que sempre frequentam. É o caso de Cristina Boff, 37 anos. Ela estava com os filhos Eduardo Boff Rossarola e Gustavo Boff Rossarola e a nora Gabriela Pacheco.
— Gosto de vir aqui porque os preços são acessíveis e o atendimento é excelente. Estou procurando presentes de Natal para os meus filhos.
Teresinha Gubert Peroni, 69 anos, também saiu às compras.
— Estou comprando presentes para os meus filhos, nora, genro e neta. Como não saí para comprar no ano passado, me assustei um pouco com os preços, mas também encontrei bons descontos, e parcelamentos.
CDL
Na segunda-feira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) irá divulgar a pesquisa sobre as vendas de Natal para este ano. No ano passado, o ticket médio apontado pelo levantamento era de R$ 475,22, com quatro presentes por pessoa. Os itens mais mencionados foram roupas e acessórios, brinquedos e calçados.