A aproximação de um ciclone extratropical deve causar temporais na região da Serra, queda de granizo e rajadas de vento acima dos 60km/h, principalmente no final da tarde desta quinta-feira. Os efeitos do fenômeno devem sem estender até sexta-feira, quando o vento deve ser ainda mais forte. A previsão é do Climatempo, que aponta que a formação do ciclone já causa instabilidades no Uruguai e avança sobre o Estado.
Na manhã dessa quinta, os temporais estão localizados na fronteira do oeste gaúcha e se aproximam da Serra durante a tarde. Antes da chegada dos temporais, a temperatura pode chegar aos 30ºC, por causa do calor pré-frontal.
Com a chegada do ciclone e das chuvas, os ventos podem chegar a 70km/h ainda nesta quinta. Segundo a meteorologista da Climatempo, Fabiene Francesca, isso ocorre por causa da baixa altitude do ciclone que intensifica as rajadas de vento. Na sexta-feira (26), além dos temporais, o ciclone também pode causar ventos de até 100 km/h.
— O pior vai ser entre esta quinta e a primeira metade da sexta-feira onde vão ser mais intensos os temporais com fortes rajadas de vento entre 80km/h e 100km/h — analisa.
Além do vento forte, a meteorologista reforça o alerta para o risco de granizo nesta quinta e sexta-feira. Quanto ao volume de chuva, o valor mais significativo também está previsto entre esta quinta e sexta e pode chegar a 60 milímetros, segundo Fabiene.
Outro ponto destacado pela meteorologista é a retaguarda do ciclone, ou seja, uma massa de ar frio e uma frente fria que causa diminuição nas temperaturas no final da sexta-feira e início do sábado. A sexta deve ter temperaturas entre 14ºC e 22ºC. Já no sábado, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 21ºC.
No sábado e domingo, o ciclone se aproxima do mar e causa nebulosidade na região, mas não deve ter mais presença de chuva.
A chuva, entretanto, volta na segunda-feira devido à chegada de um novo ciclone extratropical. A previsão, segundo Fabiene, é de chuvas mais intensas na região da campanha, mas existe também a possibilidade de chuvas passageiras na Serra. O tempo volta a ficar firme na próxima terça-feira (30).