Neste domingo (7), o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove uma ação com foco nos animais em vulnerabilidade social. Alunos, professores, profissionais da Clínica Veterinária da Universidade (CVET) e médicas veterinárias voluntárias atenderão na unidade móvel do curso 20 animais (gatos e cachorros) de moradores de rua e recicladores. A ação será das 8h às 13h, ao lado do Estádio Centenário, no Bairro Marechal Floriano. O número de animais atendidos é limitado a fim de oferecer o atendimento necessário. Entretanto, a proposta é que essa iniciativa se torne periódica.
Os animais receberão atenção médica veterinária especializada, com consulta e orientação. Casos mais delicados, a exemplo de cirurgias, serão encaminhados em data agendada para a clínica. A atividade ocorre em parceria com o projeto Médicos-Veterinários de Rua RS.
— Os alunos ganham com a prática e com a responsabilidade social do cidadão. A UCS, como instituição comunitária, cumpre seu papel social. Promover a saúde dos animais é promover a saúde pública — resume o professor Leandro do Monte Ribas, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS e da CVET.
As atividades do curso a partir da unidade móvel têm sido retomadas nos municípios da Serra. Em outubro, houve a participação no projeto Médicos do Mundo para atendimento clínico de animais de moradores de rua. Para dezembro, está agendada a ida a Veranópolis para a realização de castrações a partir de parceria com a prefeitura.
A unidade móvel, pioneira na Serra, é disponibilizada para capacitação dos estudantes e prestação de serviço à comunidade. Composta por ambulatórios para atendimento clínico e salas cirúrgicas para cães e gatos, é utilizada em campanhas educativas e ações de saúde animal, além de projetos de extensão acadêmica.
Treinamento de contenção animal
Durante essa sexta-feira (5), na Clínica Veterinária para Grandes Animais (CVET), é realizado um treinamento de contenção animal para cerca de 40 fiscais de trânsito. O objetivo é orientar e capacitar para o manejo de equinos, com atividades teóricas e práticas, visando auxiliar em ações de resgate de cavalos em situação de abandono.
A universidade promove a ação de extensão através do curso de Medicina Veterinária e da Clínica Veterinária, por meio de parceria estabelecida com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. São ministrantes a médica veterinária, integrante do Programa de Aprimoramento Profissional da CVET Larissa Ceconello, a médica veterinária e mestranda do programa de pós-graduação em Saúde Animal Letícia Regianini e o professor Leandro do Monte Ribas.