Importante obra social de Caxias do Sul, o Recanto da Compaixão Frei Salvador oficializa o início das obras nesta quarta-feira (10), em uma cerimônia que irá reunir autoridades e apoiadores do projeto, às 11h. O novo espaço, destinado a idosos em vulnerabilidade irá ocupar o antigo prédio do INSS, localizado no final da Rua Pinheiro Machado, que já recebe intervenções desde junho. A conclusão e a entrega estão previstas para daqui a exatos dois anos: 10 de novembro de 2023.
— A oficialização era para ter sido feita antes, mas por causa dos protocolos de segurança (da covid-19), tivemos de esperar — explica Fabio Wartha, coordenador administrativo e financeiro do Recanto.
O prédio já recebeu cercamento e rede elétrica. Foi realizado também rebaixamento de parte das janelas. Atualmente, está se trabalhando no reforço estrutural com concretagem das lajes e vigas. São cerca de 50 operários envolvidos na obra. Conforme Wartha, já foram arrecadados 15% dos R$ 8,3 milhões previstos para o projeto. Até o final do ano, o Recanto irá receber R$ 1 milhão de recursos do ICMS do governo do Estado.
— Para o ano que vem devemos receber mais valores do governo — acrescenta o coordenador.
Durante a solenidade nesta quarta, oito pessoas da comunidade que auxiliam na viabilização da iniciativa serão presenteadas. Também será apresentada a música tema do projeto, interpretada pela cantora Paola Delazzeri. O novo lar irá receber 125 idosos. Desde a construção do Lar da Velhice São Francisco de Assis, há cerca de 60 anos, não se criavam mais vagas para idosos em Caxias.
Como ajudar
Ainda é possível — e necessário — ajudar a obra do Recanto Frei Salvador. Veja como:
- Por meio do Pix. A chave é o CNPJ 11.453.014/0004-20.
- Por depósito bancário no Sicredi: agência 0101; conta 50468-2; CNPJ 11.453.014/0004-20, em nome de Associação Mão Amiga - Recanto.
- Também é possível ser madrinha ou padrinho do projeto, contribuindo mensalmente.
- Mais informações podem ser obtidas pelo site www.recantodacompaixao.com.br ou pelo WhatsApp (54) 98410-0101.
Histórico da estrutura até hoje
O prédio, que é constituído por dois blocos de três andares, deixou de ser ocupado pelo INSS quando o Instituto passou a funcionar na Rua Visconde de Pelotas. O Centro Especializado em Saúde (CES) do município também operou no espaço, mas mudou de endereço entre o final de 2010 e início de 2011. Nos últimos 10 anos, a estrutura ficou desocupada e passou a ser alvo de vandalismo e local para uso de drogas, o que gerava medo e constantes reclamações por parte dos moradores do entorno.
Em 2017, o governo federal repassou a estrutura ao município e, no ano passado, a prefeitura a destinou à Mitra e ao Projeto Mão Amiga. Na Câmara, os vereadores aprovaram a cessão de uso do imóvel com validade de 10 anos, podendo ser prorrogada por outros 10.