Os representares das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) e também a chamada Macrorregião da Serra, tiveram uma reunião virtual extraordinária, na tarde deste sábado (2). No encontro eles avaliaram as sugestões do Comitê Técnico da entidade para tornar mais flexíveis algumas medidas anunciadas pelo Governo do Estado, no decreto Nº 56.120, publicado na noite de sexta-feira (1º).
Entre as principais alterações nos protocolos regionais em comparação com as apresentadas pelo Governo do Estado está a extinção da proibição de consumo de alimentos e bebidas nos pátios dos postos de combustíveis; o distanciamento de somente um metro entre as pessoas em feiras e nos salões de beleza e de dois metros em shows. Consta também o aumento do número de pessoas permitidas por mesa nos estabelecimentos alimentícios; extinção da exigência de passaporte vacinal para acesso a determinados estabelecimentos; entre outras.
— Temos 47% da população com esquema vacinal completo, 72% com ao menos uma dose, 44% dos leitos ocupados, um declínio grande, e taxa de mortalidade 12% menor na Serra que a média do Estado. Sempre tivemos um plano de ação, regras específicas e atentos para ter o equilíbrio entre o controle da saúde, proteção a população e a manutenção da economia. Estamos alterando os protocolos e tendo um novo decreto para os 49 municípios da região — explica o presidente da Amesne, e prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin.
As mudanças foram aprovadas, por unanimidade, pelos participantes. Com isso, os municípios publicarão decretos próprios na segunda-feira (4). Nos documentos constará as devidas alterações em protocolos de saúde. Cabe lembrar, contudo, que todas as cidades tem autonomia e permissão de deixarem os protocolos mais rígidos, se assim desejarem.