Morreu nesta terça-feira (26), aos 89 anos, o ex-jogador do Juventude Lory Tonietto, em Caxias do Sul. O atleta iniciou a carreira como jogador profissional na década de 1940, sendo considerado um dos mais importantes personagens da história alviverde. O presidente do clube, Walter Dal Zotto Jr, decretou luto oficial de três dias com bandeira a meio-mastro no estádio Alfredo Jaconi.
A causa da morte de Tonietto não foi divulgada. O corpo é velado na Capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul, e o sepultamento ocorre nessa quarta-feira (27), às 17h30min, no Cemitério Municipal.
Tonietto nasceu em Caxias do Sul, em 15 de janeiro de 1932, e iniciou sua trajetória no Juventude, na categoria juvenil, convidado pelo próprio Alfredo Jaconi. Em 1947, foi alçado aos aspirantes e, em 1948, estreou no time profissional, logo num clássico contra o Flamengo (atual Caxias). Tonietto marcou 183 gols com a camisa alviverde e foi, portanto, o segundo maior artilheiro da história do clube. Entre 1951 e 1952, jogou no Grêmio, retornando ao Juventude no ano seguinte, tornando-se capitão.
Em 1964, já no fim da carreira e após retornar de uma rápida passagem pelo Flamengo de Caxias do Sul, assumiu o posto de treinador do time ainda enquanto jogava.
Até hoje, Tonietto é o jogador que mais marcou gols no clássico Fla-Ju (atual Ca-Ju): balançou as redes 22 vezes em 69 partidas. Em 2017, foi indicado pelo Juventude como um dos mais importantes personagens da história do clube, se fazendo presente na sede da Federação Gaúcha de Futebol, onde teve seu nome gravado na calçada da fama do futebol gaúcho.
O presidente do Juventude lamentou a morte de Tonietto:
"Estamos profundamente consternados com esta perda. Lory é um dos nomes que ajudou a colocar o Juventude no lugar em que está hoje, com sua dedicação, seu suor e sua lealdade. Mesmo depois de encerrar a carreira de jogador, seguiu acompanhando o Juventude, torcendo e sendo colaborativo, algo que demonstra a grandeza desta figura que está marcada nas páginas mais importantes da história do clube. Seus feitos foram eternizados com a sua marca na Calçada da Fama na sede da Federação Gaúcha de Futebol, em uma justíssima homenagem. Fica aqui nosso sentimento da mais profunda gratidão ao Seu Lory, e o nosso desejo de força e luz aos familiares e amigos, em especial a um dos seus filhos, meu amigo Paulo Tonietto”.