A partir de semana que vem, mais uma Unidade Básica Vacinadora (UBV) voltará a funcionar como Unidade Básica de Sáude (UBS) em Caxias do Sul: a unidade Centenário. O local é um dos quatro que foram transformados em referência para a vacinação contra a covid-19 em março. Esta é a segunda unidade que volta a prestar serviço de Atenção Primária, incluindo consultas médicas e enfermagem, curativos, coletas de exames laboratoriais, prevenção ao câncer de mama e fornecimento de medicação. Em outubro, a UBS São Ciro também retomou os atendimentos básicos de saúde.
Conforme assessoria, a unidade Centenário manterá a vacinação contra covid-19 até esta sexta-feira (29), permanecendo fechada, depois, até a quarta-feira (3). O local não contará mais com aplicação de vacinas contra covid-19, como ocorre atualmente em outras UBSs da cidade. Por conta disso, a UBS Vila Ipê passará a disponibilizar primeira dose para pessoas de 18 anos ou mais (sem limite de idade) e a segunda dose de Coronavac.
Ainda funcionam como UBVs as unidades Cristo Operário e Alvorada. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a previsão é de que, até janeiro, elas também voltem a funcionar como UBSs. Em e-mail divulgado para a imprensa, a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, diz que "o momento atual permite que mais uma unidade volte a ofertar os atendimentos de Atenção Primária à Saúde". A situação da rede de saúde para tratamento do coronavírus vem mudando: com queda de internações, hospitais estão reduzindo estrutura voltada à doença em Caxias. A ocupação de leitos de UTI covid caiu cerca de 86% na rede privada na última semana em relação ao pico em março. Na rede pública, redução foi de 75% no mesmo comparativo.