Passados sete meses, desde que foi transformada em uma Unidade Básica Vacinadora (UBV), a unidade São Ciro retoma os atendimentos de atenção básica a partir da próxima quarta-feira (6) em Caxias do Sul. Desde março, o posto de saúde, e outras três unidades básicas, a Alvorada, Centenário e Cristo Operário, deixaram de contar com consultas médicas. Agora, a UBS São Ciro voltará a contar com uma Equipe de Atenção Primária e prestará todos os atendimentos de uma Unidade Básica de Saúde. São eles: consultas, curativos, coletas de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades, fornecimento de medicação básica e outros.
A troca de UBS para UBV foi uma medida tomada para reforçar estratégias de imunização, bem como ampliar equipes em demais postos de saúde para atender pacientes com síndrome gripal, um dos sintomas da covid-19.
— Em março era um momento muito delicado da pandemia, então nós precisávamos unir esforços e avançar na rapidez e agilidade na campanha de vacinação contra a covid-19. Neste momento, graças a outras estratégias de vacinação como, por exemplo, a inclusão de pontos extras para aplicação de doses desde o começo de agosto, é possível retomar o atendimento normal nesta UBS — afirma a secretária municipal de Saúde, Danielle Meneguzzi.
Ela ressalta que os postos de saúde Alvorada, Centenário e Cristo Operário seguem como unidades básicas vacinadoras. Daniele frisa ainda que esses três pontos e os demais disponíveis na cidade, como a praça Dante Alighieri, onde serão aplicadas doses na terça-feira (5), vão conseguir atender a demanda no município. Lá, haverá aplicação de primeira dose para adolescentes de 14 a 17 anos e de adultos de 18 a 40 anos; segunda dose das três vacinas (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer); e terceira dose para idosos.
— Estamos com uma programação e pretendemos até o mês de janeiro retomar o atendimento normal das outras UBSs. A vacinação avançou e, com esse cronograma, novas estratégias foram criadas — aponta.
Ela também agradece a comunidade pela compreensão durante o tempo em que o município precisou mudar o atendimento no local:
— Agradecemos a todas as pessoas que tinham essa unidade como referência e precisaram se deslocar até outras UBS para buscar atendimento. Foi necessário tomar decisões e colocar em prática ações que nem sempre agradam a todos, mas que eram importantes, e urgentes, num momento de agravo da pandemia e que a vacinação se mostrava a maior arma.
Daniele comemora os resultados da imunização:
— Temos cada vez mais índices menores de internação, de óbitos e uma pandemia que dá mostras de estar mais controlada. Estamos de certa forma conseguindo retornar a normalidade, e por isso, tomamos essa decisão.
Funcionamento
Na segunda-feira (4), a UBS São Ciro ainda funciona como UBV, ou seja, referência para vacinação contra covid-19. Na terça-feira (5) estará fechada para organização interna para possibilitar a retomada de atendimentos na quarta-feira.