O feriado do dia 12 de outubro será marcado por temporais em várias áreas do Brasil e a região da Serra também será bastante afetada. Com a passagem de uma frente fria e a circulação dos ventos associada a um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, muitas áreas de instabilidade irão se formar, causando chuva forte e volumosa.
De acordo com a meteorologista do Climatempo, Carine Malagolini, a passagem de uma frente fria e a circulação de ventos irão colaborar para a formação de muitas áreas de instabilidade nos próximos dias. O tempo na Serra será instável e chuvoso..
Conforme Carine, no sábado (9) o céu estará mais nublado e com menos condições para a chuva. A previsão indica que os acumulados ficam em torno de 5 a 10mm de chuva na Serra. Com predomínio de tempo nublado, o sol aparece entre nuvens e temperatura máximas variam entre 18°C e 20°C.
Já no domingo (10), também existe a condição de chuvas por causa da entrada de umidade vinda do mar. Carine aponta que o fenômeno será mais concentrado no final da tarde e no início da noite. De forma geral, o domingo será marcado pelo tempo nublado com chuvas intermitentes e sem acumulados muito altos. A temperatura se mantém em cerca de 20°C.
A véspera de feriado terá o clima menos favorável entre os quatro dias, pois ocorre uma intensificação das chuvas sobre a Serra. As chuvas vão ser causadas por um sistema de baixa pressão que está entre o Paraguai e o Brasil e causa ventos intensos. Na Serra, as rajadas de vento podem chegar até 55km/h e o clima pode mudar a qualquer hora do dia. Além disso, Carine destaca que a temperatura irá diminuir e o dia será mais chuvoso. A segunda-feira (11) será marcada pela ausência de sol, pancadas mais frequentes e grande volume de chuva.
Por fim, a terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora de Aparecida e Dia das Crianças, será o dia com o clima mais agradável. A temperatura média fica entre 22°C e 24ºC. A meteorologista aponta que pode surgir nevoeiro durante a manhã, mas a possibilidade de chuva é menor e com mais presença de sol.
Além da chuva, a Região Sul do Brasil terá mar bastante agitado nos próximos dias, e as temperaturas também ficarão mais baixas no Litoral. Os próximos dias devem ser marcados por forte agitação marítima nas praias de todo o Rio Grande do Sul. Carine explica que existe a presença de um ciclone no meio do Oceano Atlântico que influencia no Brasil na forma de agitação marítima e ventania. Em todo o litoral do Rio Grande do Sul, as rajadas podem variar entre 45km/h até 60km/h, podendo chegar a 65 km/h. Quanto às ondasl, podem alcançar 2,7 metros e, até mesmo 3 metros, na terça-feira (12).
— Não vai ser um feriado típico de primavera, será gelado e com chuvas frequentes. Quem for para a praia, vai enfrentar muito vento, sensação térmica baixa, céu nublado e o mar extremamente agitado, com ressaca. Não vai ser um feriadão de tempo bom — revela Carine.