Como forma de ampliar a vacinação contra a covid-19 junto ao público adolescente na cidade, especialmente da faixa dos 12 aos 14 anos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul dará início, nessa quinta-feira (28), à campanha em escolas da rede municipal. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (27) pela titular da pasta, Daniele Meneguzzi, em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra.
Segundo ela, a campanha será realizada em escolas que tenham 300 alunos ou mais matriculados a partir do 5º ano. A ação começará pelas escolas Angelina Sassi Comandulli, no bairro Pôr do Sol, onde equipes estarão aplicando a primeira dose das 8h30min às 10h; e Engº Dario Granja Sant’Anna, do bairro Santo Antônio, onde a campanha ocorre das 10h30min às 12h. A vacinação, segundo a prefeitura, será ampliada para a rede estadual a partir da semana que vem.
— Essa é uma estratégia de ir pra junto do público que precisa ser vacinado, como forma de ampliação, já que mantendo só nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) temos percebido uma dificuldade grande da população em buscar a vacina — afirmou Daniele.
Ainda segundo a secretária, a aplicação das doses contra a covid-19 em estudantes será feita somente mediante autorização assinada por pais ou responsáveis. Daniele afirmou que o mesmo termo disponibilizado para a população de 16 anos ou menos foi encaminhado às escolas, para distribuição aos pais, acompanhado por um material informativo referente à segurança e eficácia da vacinação neste público.
Para receberem a vacina os estudantes também deverão apresentar carteira de vacinação, documento oficial com foto ou certidão de nascimento, CPF, Cartão SUS (se tiverem).
Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, a cobertura vacinal de primeira dose em adolescentes de 12 a 14 anos em Caxias do Sul está em 39%, enquanto a média estadual já chega a 53%. Os percentuais de aplicação de primeira dose nas faixas de 15 a 17 anos (61%) e entre 18 e 19 anos (69%) também estão abaixo da média estadual, que é de 72% e 89%, respectivamente.
— A partir dos 34 anos, a urgência e a prioridade em se vacinar não se fez mais tão clara na cidade. Diferente dos idosos, essa população mais jovem, economicamente ativa, que circula mais e, via de regra, não tem complicações com a covid-19, vai deixando pra se vacinar depois. Temos, sim, grupo contrário à vacina, que entende que ela não é salutar, que não vai erradicar a doença, mas já existem estudos científicos suficientes que comprovam a sua importância. Também existe outra parcela que realmente não vê pressa em se imunizar e isso nos preocupa demais — afirmou a secretária.
Na entrevista desta quarta-feira, Daniele também reforçou a continuidade da aplicação para todas as faixas etárias que são alvo da campanha de vacinação contra a covid-19 em UBSs da cidade e disse que a desobrigação do uso de máscara ainda não está no horizonte de Caxias do Sul. A secretária lembrou que a cidade está submetida a um decreto estadual e, além disso, ainda há números altos da infecção no município. Ela ainda lembra que a cidade não atingiu a meta de 80% da população vacinada em primeira e segunda dose, conforme orienta a comunidade científica. Caxias do Sul está com 54% da população com esquema vacinal completo.