Funcionários das empresas que confeccionarão os uniformes escolares para a rede municipal de Caxias do Sul estiveram nas escolas de Ensino Fundamental Manoel Pereira dos Santos, no bairro Centenário, na Carlin Fabris, no bairro Desvio Rizzo, e na Ítalo João Balen, no Cruzeiro, na manhã desta segunda-feira (4). O trabalho seguirá à tarde nesses mesmo locais.
Na prática, equipes da empresas levam as peças de roupas e calçados até as escolas para que os estudantes experimentem, verificando, assim, qual o tamanho mais adequado para cada um. Com isso, se chegará a necessidade total de peças e tamanhos a serem fabricados na cidade. A estimativa é que este processo de visita às escolas e medição dos estudantes leve de duas a três semanas.
O kit que será entregue às famílias dos cerca de 41 mil alunos da rede será composto de, no mínimo, uma camiseta, um conjunto de calça e jaqueta, uma bermuda (ou saia), um par de meias e um par de tênis. As cores serão azul-marinho e cinza, que é o modelo de cores adotado por diversas instituições da rede municipal. Os uniformes também serão identificados com o brasão do município e pela nomenclatura "Prefeitura Municipal de Caxias do Sul". O valor do investimento é de quase R$ 9,2 milhões, de recursos repassados ao município pelo governo federal.
As roupas serão confeccionadas pela empresa Lotus Comércio Ltda, que tem sede em Blumenau (SC), e a produção dos tênis pela NKS Vulcanizados, de Sapiranga. Ambas as empresas terão de 30 a 45 dias para entrega dos itens após finalizarem a etapa de coleta das medidas. Contudo, os uniformes serão entregues pela prefeitura aos estudantes no inicio do ano que vem.