O proprietário de uma empresa de guindastes e moradores do bairro Ouro Verde, em Bento Gonçalves, levaram um susto na tarde desta terça-feira (21). O homem, que prefere não se identificar, operava um guindaste na Rua Ângelo Marcon, por volta das 15h, quando a máquina pendeu para o lado e tombou. Ao cair, o guindaste atingiu duas casas. Ninguém se feriu.
— Foi um tremendo susto. Estávamos montando uma casa pré-moldada, tipo um prédio de dois andares. A base onde o guindaste ficou foi aterrada, foram colocadas pedras por cima, mas tinha terra embaixo e acredito que, com a chuva, acabou cedendo. Ele começou a afundar — conta.
Assim que o guindaste começou a levantar do chão, ele conta que pulou do equipamento:
— Quando um guindaste começa a pender, tu não consegue fazer mais nada. Só pulei.
Ele diz que ainda não tem nem ideia de quanto a empresa terá de prejuízo com o acidente, sendo que a lança do guindaste atingiu duas casas. Uma das moradias teve o telhado e parte da lateral destruídos pelo choque e a outra ficou danificada na garagem e em um dos quartos.
— Nunca tinha passado por isso, nunca tivemos um acidente. O susto foi grande e o prejuízo também, mas o principal, o que nos deixa aliviado, é que ninguém se machucou. O poste de energia elétrica e as casas apoiaram o equipamento. Poderia ter sido pior — diz.
Um técnico de Santa Catarina deve analisar a melhor maneira de retirar o guindaste ainda nesta quarta-feira; no entanto, a operação de retirada do guindaste deve ocorrer apenas nesta quinta-feira (23). Assim que começar, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) será acionado para orientar os motoristas no local. O fluxo de veículos deverá sofrer alterações.
"Tremeu a casa toda", conta proprietário de uma das moradias atingidas
Marcos Lisboa, 46 anos, é proprietário de uma das casas atingidas pela lança do guindaste. Ele estava no trabalho, mas a esposa, de 46 anos, a sogra de 64 e o afilhado, um menino de seis anos, estavam na residência no momento do acidente:
— Eles estavam na parte da frente, na cozinha, quando ouviram um barulho muito alto. Tremeu toda a casa. Meio desorientadas, minha esposa e sogra acharam que um avião tinha caído. Elas foram para o quarto onde caiu a lança do guindaste e aí que perceberam o que realmente tinha acontecido. Felizmente ninguém se feriu. O abalo psicológico foi grande.
Lisboa diz que a empresa do guindaste está prestando apoio e que arcará com os prejuízos.