A semana começa a mudar na quinta-feira, onde o clima de trabalho e compromissos vai sendo substituído por bares, encontros entre amigos e planos para fim de semana. No entanto, em Caxias do Sul a movimentação é um pouco mais tímida neste dia, tanto quanto ao número de estabelecimentos que já aderiram à nova campanha da Prefeitura, onde flexibiliza horários de funcionamento para quem exigir dos clientes apresentação da carteira de vacinação com ao menos uma dose contra o covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal do Urbanismo, até esta quinta-feira (16), apenas 14 estabelecimentos estavam cadastrados e nem todos abriram ou fizeram uso desse expediente. Boa parte dos bares e restaurantes consultados pela reportagem ainda estudam se irão aderir ao programa, tendo em vista que essa flexibilização de horário não é tida como prioridade ainda.
A reportagem circulou pela cidade na noite desta quinta e além do movimento mais calmo, apenas dois locais estavam exigindo o cartão de vacinação: Level Cult e Doca Beer Garden, ambos na Estação Férrea. O primeiro, inclusive, já reabriu as portas no dia 2 de setembro com essa exigência. No entanto, agora já com o selo "Estabelecimento Parceiro" colado na porta, os horários serão estendidos na sexta e no sábado, conforme for a demanda.
As amigas Vitória Reolon Silveira, de 24 anos, Morgana Furlan, 24, e Júlia Valandro Dalzotto, 25, aprovaram essa medida. Este é um ponto de segurança e também um símbolo de retomada da normalidade.
— É válido, porque é uma questão de saúde pública. Uma forma de proteção para nós e para as demais pessoas. Se quisermos que tudo volte ao normal, isso será necessário — afirmou Júlia.
— Acho justo. Serve de incentivo para que as pessoas se vacinem, afinal se elas quiserem entrar nos locais precisarão estar imunizadas — completou Vitória.
Ainda assim, a partir desta sexta-feira o número de estabelecimentos que irão aderir à campanha da Prefeitura poderá aumentar. Portanto, é necessário que os clientes estejam atentos ao local que irão frequentar e estarem com aplicativo ConecteSUS ou o cartão físico em mãos. Ainda existem aqueles que estão fazendo sua própria campanha em prol da vacinação. Um bar localizado na rua Tronca, em São Pelegrino, deu três cervejas aos clientes que apresentassem o cartão de vacinação e ingressaram até as 20h.
Uma segurança a mais
Um desses locais que irão exigir a comprovação de ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus é a casa Nox Versus, no bairro Sanvitto. Segundo o proprietário, Edy Barbosa, essa é uma premissa desde a reabertura e também logo aderiu à campanha da prefeitura.
— Vemos isso com bons olhos, visto que o selo certifica as empresas que de fato têm essa postura de comprometimento em liberar o acesso somente aos clientes que comprovem que estejam com ao menos a primeira dose em dia. Nesse primeiro momento em que podemos operar por seis horas, optamos em abrir das 21h às 3h — diz Edy, que complementa:
— A Nox por sua tradição é uma casa de balada, mas que atualmente devido as restrições esta operando como bar. Acreditamos que esse horário vem de encontro ao que os nossos frequentadores querem, começando depois do happy hour e estendo até mais tarde. É tudo novo, mas o importante é que os primeiros passos estão sendo dados.
A expectativa que na próxima semana, mais estabelecimentos entrem nessa campanha. A prefeitura não impõe limite de horário aos locais que aderirem, aos demais o horário de encerramento das atividades segue sendo no máximo 1h. No decreto publicado segunda-feira (13), no entanto, não está definido como será essa fiscalização.