A vacinação de adolescentes com 16 anos ou mais, sem comorbidades, é mantida em Caxias do Sul nesta quinta-feira (16) após nova recomendação do Ministério da Saúde, que emitiu nota informando que não recomenda mais a aplicação da vacina no público de 12 a 17 anos. O material foi publicado na noite desta quarta-feira (15). Questionada nesta manhã, a secretaria municipal da Saúde de Caxias confirmou que manterá a vacinação até nova orientação estadual.
Por meio de assessoria, a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) declarou no final desta manhã que uma reavaliação será feita somente a partir de novas remessas: "A Secretaria da Saúde distribuiu ontem (quarta, 15) a todos os municípios doses da Pfizer para vacinar adolescentes sem comorbidades com 17 anos, decisão pactuada com o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (CosemsRS). Nas próximas remessas Pfizer para D1, tendo em vista a nota técnica divulgada pelo MS, se fará nova avaliação".
O novo posicionamento do Ministério da Saúde em relação à vacina em adolescentes recomenda que as doses contra a covid-19 se restrinjam "somente aos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade", tendo como uma das justificativas a de que "a Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades". A nota do MS também cita que a recomendação foi reformulada "apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina)". Atualmente a vacina da Pfizer tem aplicação a este público autorizada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa).