Um dos marcos da história de Farroupilha completou 50 anos neste domingo (26). O Distrito Industrial, o primeiro nestes moldes do Rio Grande do Sul, potencializou a economia ao atrair diversas empresas, gerando emprego e renda para a população da cidade e adjacências, o que ajudou a colocar a Farroupilha na lista das mais desenvolvidas do Estado.
O Distrito Industrial foi idealizado pelo prefeito da época, Avelino Maggioni. Como uma forma de valorizar a inictaiva cinquentenária, o ato foi realizado, contando com a presença de autoridades políticas, como o prefeito Fabiano Feltrin, do vice-prefeito Jonas Tomazinie, empresários e comunidade em geral.
Segundo a administração municipal, as empresas instaladas no Distrito Industrial representam em torno de 25% do retorno de ICMS. Dessa forma, são vistas como fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Feltrin destacou ainda a relevância do Distrito Industrial e o quanto ele tem mudado a história de Farroupilha.
— É um momento muito significativo para Farroupilha, quando completamos os 50 anos do primeiro Distrito Industrial destes moldes no Estado. Ele trouxe para a cidade uma nova característica de diversificação econômica. Sua instalação possibilitou acolhermos pessoas de outras regiões, oportunizar emprego, geração de renda e todo o desenvolvimento de políticas públicas de incentivo para as empresas. Até hoje somos reconhecidos pela nossa capacidade industrial. E assim seguiremos — frisa Feltrin.
Além das comemorações dos 50 anos, o município também anunciou que um trecho da Avenida das Indústrias, no bairro Industrial será pavimentado. A obra tem como objetivo beneficiar trabalhadores, moradores e as empresas que estão instaladas na região.
As obras serão divididas em duas etapas. A primeira, terá 303 metros de extensão, ao custo de R$ R$ 661.422,58, oriundos de recursos próprios. Na segunda fase, serão feitos 340 metros de pavimentação, contemplando também a reformulação da interseção Rua João Fabro Filho e Avenida das Indústrias. De acordo com Feltrin, essa obra é a sequência do legado deixado pelo prefeito, Avelino Maggioni.