CORREÇÃO: são 14 estabelecimentos que irão exigir a carteira de vacinação, não 15. Fellow's Gastropub não solicitou liberação de horário e nem adesão ao selo parceiro da vacina. A informação incorreta permaneceu publicada entre 20h09min do dia 17 de setembro e 14h09min do dia 18 de setembro de 2021. A informação incorreta partiu da prefeitura.
O feriado da Revolução Farroupilha será o primeiro em que alguns bares de Caxias do Sul irão exigir a carteira de vacinação com ao menos uma dose contra o coronavírus de clientes. Uma mudança ainda tímida por serem 14 estabelecimentos na cidade, mas que é o primeiro passo para uma tendência que deverá se consolidar até o final do ano. Quem ainda não fez nenhuma dose da imunização, acabará tendo um leque menor de opções para se divertir.
O movimento ainda é pequeno porque muitos bares estão com dúvidas sobre a campanha da prefeitura ou porque ampliar o horário de atendimento não é uma prioridade no momento. O projeto "Estabelecimento Parceiro" prevê que todos os clientes precisam ter ao menos uma dose da vacina comprovada via cartão de papel ou pelo aplicativo ConecteSUS. Assim, os estabelecimentos podem estender seus horários além da 1h. Quem não estiver cadastrado, não poderá ultrapassar o horário determinado por decreto.
— Optamos por aderir à campanha, primeiro, para conscientizar as pessoas sobre a importância da vacina. Eu acho que isso é uma segurança para os meus funcionários, eu e todos que frequentam a casa. Além disso, para que consigamos estender o horário e isso também é uma consequência da vacinação — avalia Paula Cappelletti, proprietária da Chardonnay.
A casa começou a exigir a carteira de vacinação na noite desta sexta-feira (17). Segundo Paula, será criado um cadastro dos clientes que já tomaram a primeira ou a segunda dose — aqueles que não fizerem o cadastro ficarão proibidos de entrar. A partir disso, o horário que hoje é das 20h à 0h30min será estendido aos poucos.
— Assim como a retomada foi gradual, o nosso horário também irá gradualmente para mais tarde. Vamos continuar começando cedo e indo até 1h ou 2h, evoluindo conforme aumentar a demanda — explica.
Os estabelecimentos que quiserem expandir o horário precisam procurar a Secretaria Municipal de Urbanismo para aderir à campanha. Para ficarem abertos além da 1h, o cartaz de "Estabelecimento Parceiro" deve estar visível na porta de entrada.
QUEM JÁ ADERIU
:: NoxVersus
:: Level Cult
:: Doca Bar e Restaurante
:: Casebre Music
:: Bar e Lancheria Rodrigues
:: Cebola Prime Bier
:: Pub Boteco 360
:: La Costa Pub
:: Chardonnay
:: Chalé Pub
:: Menu Lanches
:: SuperClub
:: Thecinhos's Bar e Restaurante
:: Bar da Ana