A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, na noite desta quinta-feira (18), a identificação de uma nova variante do coronavírus na Serra. Trate-se de uma morador de Caxias do Sul, que teve caso positivo para a variante Alpha, a qual foi registrada, inicialmente, no Reino Unido.
Segundo a SES, a amostra foi coletada ainda em maio e foi sequenciada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, sendo divulgada somente agora. O especialista em saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Richard Steiner Salvato, acredita que se trata de um caso isolado.
— Se houvesse uma disseminação minimamente expressiva, nós iríamos identificar nas nossas análises — disse Salvato, por meio de um comunicado.
Além da variante Alpha, identificada em um morador de Caxias, o comunicado informou 14 novos casos da variante Delta no Estado. A lista de novos municípios com a cepa de origem indiana traz a cidade de Carlos Barbosa. No entanto, não há detalhes se a infecção atingiu uma ou mais pessoas.
Ainda nesta quinta-feira, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmou que o primeiro caso positivo da variante Delta do coronavírus em Caxias do Sul é de um paciente que estava na clínica psiquiátrica Paulo Guedes. Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, que recebeu a confirmação por parte do Lacen, o infectado passou por atendimento médico e já teve alta.