O Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmou confirmou que o primeiro caso positivo da variante Delta do coronavírus em Caxias do Sul é de um paciente que estava na clínica psiquiátrica Paulo Guedes. Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, que recebeu a confirmação por parte do Lacen, o infectado passou por atendimento médico e já teve alta.
A amostra também foi analisada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e confirmada após o sequenciamento genético completo da cepa indiana. Outros casos da variante na região foram confirmados nesta semana em Canela e Garibaldi.
Ainda de acordo com a SMS, sete pacientes da clínica Paulo Guedes seguem hospitalizados após o surto de covid-19 registrado no local no final de julho. Para controlar a doença, a instituição opera com medidas de contenção reforçadas. A orientação é que todos os pacientes da clínica, mesmo aqueles que tiveram teste negativo para a doença, fiquem em isolamento por 14 dias. Também foram intensificadas as medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social, bem como a coleta de testes em todos os funcionários e pacientes.
O que se sabe sobre a Delta
No final de julho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. Estudos apontam que esta variante do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Identificada primeiramente na Índia, a variante Delta se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia em diversos países. Ela está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.