Mais três cidades da Serra entraram para a lista de municípios com casos confirmados da presença da variante Delta do coronavírus: Caxias do Sul, Canela e Garibaldi. Caxias e Canela tiveram resultados confirmados depois do sequenciamento genético completo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; já as amostras de Garibaldi foram analisadas pela Rede Corona-Ômica, integrante da Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a universidade usou a tecnologia de sequenciamento genético completo para a confirmação nos mesmos moldes do que é realizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Portanto, para esses casos, conforme o governo do Estado, o retorno do laboratório carioca não é mais necessário.
Em Caxias foram coletadas duas amostras, uma delas de um paciente da clínica psiquiátrica Paulo Guedes, que registrou surto de coronavírus. O paciente foi transferido para Gramado e não resistiu às complicações da doença. Ainda não há confirmação se esse caso é o de Caxias, uma vez que Gramado também confirmou mais um caso de Delta no município. A secretaria municipal de Saúde (SMS) de Caxias, até o final da manhã desta quarta-feira (18), não havia sido notificada oficialmente. Além de Caxias e Gramado, Canela também teve o primeiro caso confirmado da variante.
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Cláudia Daniel, reforça o pedido para que os hospitais redobrem os cuidados com as equipes de saúde para evitar surtos.
O que diz a prefeitura de Garibaldi
Em nota, a prefeitura afirma que, dos seis casos confirmados com a variante Delta, todos acompanhados pelo poder público, um segue internado.
A nota ressalta ainda que a "prefeitura atua incessantemente no combate à covid-19, com ampla testagem e vacinação. Neste mês de agosto, Garibaldi alcançou o índice de 78% da população vacinada com a primeira dose e 32% com o esquema vacinal completo".
Com mais esses confirmados nessa semana, há casos de Delta na Serra em Caxias do Sul, Canela, Gramado, Nova Bassano, Garibaldi e São José dos Ausentes. Há ainda casos à espera de confirmação em Canela, Caxias Do Sul, Garibaldi, Gramado, Paraí, São Francisco de Paula e Vacaria.
O que se sabe sobre a Delta
No final de julho, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a transmissão comunitária da variante Delta no Estado. Estudos apontam que esta variante do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de evadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Identificada primeiramente na Índia, a variante Delta se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia em diversos países. Ela está por trás de uma nova onda de infecções em Israel, Reino Unido, Estados Unidos e países asiáticos, como China e Indonésia.