A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), nesta terça-feira (10), mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Sul. Entre eles, de um morador de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. Os demais foram de Alvorada, Esteio e Sapucaia do Sul. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES) todos já estão recuperados.
Com esses, o Estado tem 15 casos confirmados da linhagem e mais 49 amostras prováveis aguardando confirmação da Fiocruz, que tiveram resultado positivo em sequenciamento genético parcial realizado pelo Cevs.
Por meio de nota, enviada pela SES, o especialista em saúde do Cevs, Richard Steiner Salvato, disse que a linhagem Delta está apresentando uma rápida disseminação no Estado, mas menor do que vemos em outros países.
— O que chama atenção, no momento, é a identificação em cidades diferentes — ponderou Salvato no texto.
A diretora do Cevs, Cynthia Molina Bastos, reiterou a necessidade dos cuidados:
— É preciso continuar tomando todas as medidas de cuidado, evitar ambientes fechados e com muitas pessoas. E quem apresentar sintomas deve buscar a testagem.
O Estado teve casos de Delta confirmados em Alvorada, Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Nova Bassano e São José dos Ausentes.
Existem ainda casos identificados por sequenciamento parcial que aguardam confirmação da Fiocruz em Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.