Nem mesmo as temperaturas abaixo de zero registradas na madrugada desta quinta-feira (12) em Caxias do Sul fizeram com que a Hospedagem Solidária, projeto da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua que promove acolhimento durante os meses mais gelados do ano, atingisse sua ocupação máxima. De acordo com a coordenadora, Maria Teresinha Mandelli Grasselli, a ocupação foi de 40 pessoas esta noite no espaço com capacidade para receber até 45 hóspedes. Segundo ela, a maior lotação desta semana ocorreu na terça-feira (10), quando dois colchões extras chegaram a ser utilizados, totalizando 47 pessoas acolhidas.
— Nunca tínhamos passado de 44 pessoas, mas como choveu bastante naquele dia, eles acabaram procurando mais o serviço para trocar de roupa — afirma a coordenadora.
No final de julho, a semana de frio intenso registrada na cidade, com incidência de neve, motivou uma mobilização, com ampliação de vagas nos abrigos da cidade. Na Hospedagem Solidária, uma sala de apoio foi disponibilizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde o projeto ocorre neste ano, mas não chegou a ser ocupada.
— Foram 40 vagas a mais, mas que não foram utilizadas. Mesmo em noites de frio mais intenso conseguimos dar conta da demanda com as vagas do salão — comenta.
Casas de acolhimento
Em casas de acolhimento mantidas pela Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias do Sul, o frio desta quinta não ocasionou mudanças significativas no número de acolhidos. Na Casa de Acolhimento São Francisco, que atende no bairro Medianeira, das 44 vagas disponíveis atualmente, 43 foram ocupadas esta noite. Na Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos, no bairro Nossa Senhora de Fátima, que teve ampliação de 10 vagas na semana da neve, as 50 vagas disponíveis se mantêm ocupadas.
De acordo com a assistente social Márcia Fuhr, gerente do Centro Pop Rua, Caxias do Sul disponibiliza hoje, ao todo, 200 vagas para acolhimento de pessoas em situação de rua. Deste total, ainda há oito masculinas e duas femininas desocupadas.
— Não estamos com usuários na rua, quando isso ocorre é por desejo deles. A gente mantém o serviço de abordagem social que ocorre das 18h às 22h e segue durante a madrugada em regime de sobreaviso. Caso ocorra frio intenso novamente, a força-tarefa retorna a intensificação deste serviço. Foi um trabalho bem sucedido, não houve nenhum registro de óbito por conta do frio na cidade — afirma a gerente.
Acesso ao serviço
Para conseguir abrigo, a pessoa em situação de rua deve ir na sede do Centro Pop, que fica na Rua Duque de Caxias, 2.631, bairro Pio X. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O contato do plantão de abordagens é (54) 98403-8864.