A queda das temperaturas registrada a partir da chegada de uma massa de ar polar é motivo de preocupação para a assistência social de municípios da Serra. Desde o início da semana, campanhas de arrecadação de cobertores e agasalhos, assim como estratégias para atendimento mais abrangente a pessoas em situação de vulnerabilidade, foram intensificadas em cidades como Caxias do Sul e Gramado, com o objetivo de garantir melhores condições a pessoas em situação de vulnerabilidade. Segundo a previsão de meteorologistas, até o final da semana há possibilidade de geada e neve em algumas regiões.
Em Caxias do Sul, uma força-tarefa coordenada pela Fundação de Assistência Social (FAS) com entidades que atuam na rede de atendimento na cidade, definiu estratégias como o aumento da capacidade de acolhimento de pessoas que não têm abrigo fixo. De acordo com a FAS, o número de vagas subiu de 175 para 240, um aumento de 37%. Somente na Hospedagem Solidária, realizada pela Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, o serviço foi ampliado em 50 vagas, passando de 35 para 85 a capacidade de acolhimento.
— A partir da flexibilização dos protocolos, que agora permitem maior ocupação do salão, conseguimos diminuir o distanciamento entre as camas e, ainda, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes nos cedeu uma sala embaixo da igreja, onde também já está tudo organizado — comenta a Maria Teresinha Mandelli Grasselli, que coordena a Hospedagem Solidária neste ano, realizada no salão da mesma paróquia.
Paralelamente, o Restaurante Popular que conta com sede em Lourdes, também ampliará a quantidade de almoços servidos, com 50 refeições a mais. De acordo com o frei Jaime Bettega, que coordena o Projeto Mão Amiga, o local fornece, atualmente, 800 almoços por dia, sendo a maioria deles (600) destinados a bairros da cidade. A ampliação realizada em força-tarefa deverá se manter, pelo menos, até o final de setembro, para quando está previsto um novo incremento no total de refeições, de acordo com o frei.
Segundo a FAS, um levantamento realizado em maio deste ano apontou que aproximadamente 580 pessoas vivam sem situação de rua no município. Parte delas se recusam a ir para abrigos e, por isso, ao longo desta semana estão sendo distribuídos agasalhos e cobertores. Uma ação, inclusive, voltada a toda comunidade.
— Contamos com a parceria da Fundação Caxias e, por isso, quem tiver interesse em doar, pode procurá-los, assim como quem estiver necessitando de agasalhos ou cobertores podem fazer contato — afirma a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silva.
A Campanha do Agasalho, promovida este ano pela Fundação Caxias, arrecadou cerca de 210 mil peças que, de acordo com o presidente Paulo Poletto, já foram distribuídas na cidade. Ele afirma, também, que donativos continuam chegando e sendo destinados à população mesmo após o encerramento da campanha, que ocorreu no dia 20 de junho.
— Estamos recebendo todos os dias e dirigindo imediatamente para que este frio não afete tanto as pessoas. A comunidade pode continuar doando que seguiremos atuando juntos para que ninguém passe frio — declarou Poletto.
Na tarde desta terça-feira (27), a Legião da Boa Vontade (LBV) fará a entrega de 200 cobertores para famílias assistidas pela Fundação de Assistência Social (FAS) em Caxias do Sul. Os cobertores serão utilizados nos abrigos e albergues da proteção social especial.
ONDE DOAR
:: Cobertores e agasalhos podem ser doados na sede da Fundação Caxias, que fica na Rua Sarmento Leite, 2.189. Mais informações pelo (54) 3223-0528 ou pelo e-mail atendimento@fundacaocaxias.org.br.
:: A Cruz Vermelha Brasileira também está arrecadando donativos. A coleta ocorre nesta terça-feira (27), na sede da Cruz Vermelha, que fica na Rua Feijó Júnior, 269, bairro São Pelegrino. São aceitos cobertores, roupas de inverno (infantis, femininas e masculinas), luvas, toucas, mantas e meias.
:: A LBV continua angariando donativos para prestar atendimento às famílias em vulnerabilidade social no enfrentamento à fome e ao frio no Estado. Doações em dinheiro podem ser feitas no site da organização. Para transferências via PIX, a chave é pix@lbv.org.br.
Campanha "Farroupilha Protegida"
A partir desta terça-feira o município de Farroupilha coloca em prática uma série de estratégias de enfrentamento às baixas temperaturas previstas. As ações ocorrem dentro da campanha intitulada "Farroupilha Protegida" e incluem telefones para atendimento 24h, coleta e distribuição de agasalhos, bem como a ampliação no horário de atendimento do Albergue Municipal.
Uma edição extra do Drive-Thru do Agasalho ocorre nesta terça-feira, até as 19h, no estacionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC). Agasalhos e cobertores serão recebidos até sexta-feira no local, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação ou ao Projeto Querer Bem, das 9h às 16h.
Também há pontos de coleta nos postos de saúde, que funcionam das 7h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira, com exceção da UBS do bairro Belvedere, que abre de segunda a quarta, da UBS da Vila Esperança que atende nas quintas, e da UBS de Rio Burati, que funciona somente nas sextas-feiras.
Funcionamento durante o dia
O Albergue Municipal de Farroupilha, que costuma atender das 19h às 7h, teve horário ampliado, permanecendo em funcionamento ininterrupto até o domingo (1º). O serviço localizado na Rua José Francischini, 71, no bairro Planalto, oferece refeições e acolhimento, seguindo todos os critérios fixos de entrada.
Estão disponíveis até domingo (1º) os canais de WhatsApp para contato com equipes da prefeitura a respeito de casos de pessoas em situação de risco e emergência. Os contatos são (54) 99904-6131 e (54) 98404-5537.
Gramado arrecada doações
A cidade, que vê um aumento da movimentação turística ocasionada pelo frio, também volta seu olhar à população em situação de vulnerabilidade que enfrentará dias congelantes no município. Por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Defesa Civil, a prefeitura está arrecadando cobertores e roupas de inverno.
Doações podem ser entregues diretamente na sede da Secretaria, na Rua Getúlio Vargas, 484, no bairro Piratini. Também há pontos de coleta nos demais prédios administrativos das Secretarias Municipais, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira.