Flores da Cunha lançou quinta-feira (5) a Carteira Digital de Vacinação, um sistema gestor que agiliza o processo de imunização do município. A ferramenta comunica data e local da vacinação, alerta para a segunda dose, gera uma carteira com o registro de todas as vacinas e está integrada ao banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para se cadastrar, os moradores de Flores da Cunha devem acessar o site da Carteira Digital de Vacinação (neste link) e registrar seus dados. Neste primeiro momento, a plataforma abrange apenas a campanha de vacinação contra a covid-19, contudo, futuramente, a ideia é agregar as demais vacinas para diferentes tipos de doenças, conforme explica a secretária de Saúde, Jane Paula Baggio.
— Nosso objetivo maior é dar agilidade ao processo de imunização e a garantia de ter nossa população com o esquema vacinal completo. A gente consegue fazer a busca por meio de mensagens e da busca ativa. Isso é uma ferramenta de comunicação que facilita muito — argumenta Jane.
A Carteira Digital de Vacinação visa otimizar o processo de imunização por meio da tecnologia. A partir do cadastro dos munícipes, o sistema irá filtrar os dados e contatar cada grupo no momento certo de receber a vacina, identificando o horário e o local da aplicação. Flores é o primeiro município da Serra a lançar uma ferramenta com diversas funções como a Carteira Digital.
Atualmente, o único aplicativo semelhante é o Conecte SUS, o portal do governo federal que unifica informações sobre o usuário do SUS. Entre outros serviços, há o registro das vacinas aplicadas contra a covid-19.
— Somos os primeiros da Serra. Nós procuramos uma ferramenta mais completa. Em nível de complexidade, creio que somos podemos até ser pioneiros a nível de todo o Estado — revela o vice-prefeito Márcio Rech.
Após o cadastro, uma mensagem será enviada para o WhatsApp, e-mail ou mensagem de texto, informando a data e o local da vacinação. O disparo é feito pelo número (54) 99657.3011. Mesmo quem já tomou a primeira dose ou até completou a imunização, deve se cadastrar. O sistema também gera um código QR que pode ser apresentado na hora da vacinação e realiza o controle dos estoques de doses.
— Acreditamos muito que a comunidade vai se engajar, por isso gostaria de reforçar o convite para que o morador se cadastre. Esse processo é muito importante e valioso para agilizar a imunização — avalia a secretária.
Segundo Jane, a população reagiu de forma positiva à ferramenta e a quantidade de cadastros está aumentando. Quem não possui acesso a internet ou tem dificuldades para realizar o cadastro, pode se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e solicitar ajuda dos profissionais da saúde para que efetuem o cadastramento.