Caxias do Sul registrou uma aumento de 136,36% no número de mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho, 26 pessoas perderam a vida nas ruas e rodovias do município, contra 11 em 2020. Os dados são da Secretaria de Trânsito de Caxias e incluem pessoas que morreram no hospital até 30 dias após o acidente. Em 2020 foram 28 mortos ao todo, número já superado se forem contabilizados também os dados de julho (chegando a 29).
Além do aumento alarmante nos números gerais, também chama a atenção o perfil das vítimas de 2021. Nove delas — um terço do total do semestre — eram motociclistas, cinco a mais em relação ao ano anterior. Em segundo lugar vem os atropelamentos, com seis vítimas fatais, o que representa 23%. No mesmo período de 2020, apenas um pedestre perdeu a vida na cidade.
— Os mais envolvidos nas mortes nos últimos anos realmente são os pedestres e motociclistas, que são os mais vulneráveis. Neste ano, também tivemos dois ciclistas — observa Carlos Beraldo, fiscal de trânsito responsável pelas estatísticas e integrante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
Ao contrário do primeiro semestre do ano passado, quando todas as vítimas eram do sexo masculino, neste ano houve a morte de quatro mulheres. Os meses de abril e maio registraram quase a metade do total de acidentes, com sete cada. Além disso, as rodovias estaduais, seguem sendo o palco dos acidentes fatais, embora o maior aumento deste ano tenha sido nas vias municipais, que registraram 10 casos contra dois de 2020.
Segundo Beraldo, é difícil mensurar o que levou à perda de mais vidas, mas é possível levantar algumas hipóteses. No casos dos motociclistas, por exemplo, as telentregas passaram a ser a atividade de parcela significaiva da população para garantir renda na pandemia, o que pode ter levado pessoas inexperientes à condução das motos.
— Nas últimas blitze realizadas com motociclistas foi identificada uma série de desrespeitos às leis de trânsito. Os maiores problemas que temos hoje são de ordem comportamental. "Eu sei a regra, mas não faço" — exemplifica Beraldo.
Com relação aos pedestres, a maior parte das vítimas são idosos. Essa faixa etária, aliás, historicamente corresponde entre 15% a 20% do total das vítimas do trânsito. Além disso, segundo Beraldo, é importante reforçar o entendimento de que os pedestres também fazem parte do trânsito.
— Com a pandemia, muitos idosos ficaram muito tempo em casa. Quando saem à rua, é uma nova situação, perderam o costume da rua. É importante conscientizar o pedestre. Ele quer sinaleira para pedestre, mas não respeita — salienta.
No domingo (8), aliás, é lembrado o Dia do Pedestre em diversas partes do mundo. O objetivo é justamente proteger o ator mais vulnerável do trânsito. A data foi criada em 1969 devido ao disco Abbey Road, na qual os Beatles aparecem atravessando a rua. Em Caxias do Sul, contudo, o Dia do Pedestre ocorre oficialmente em 22 de setembro.
751 mortos em quase 14 anos
Desde o início de 2007, registro mais antigo mantido pela Secretaria de Trânsito, até agora, 751 pessoas já perderam a vida no trânsito de Caxias. Desse total, 77,9% eram do sexo masculino.
A faixa dos 21 aos 30 anos representa 22,3% das mortes, enquanto que dos 31 aos 40 anos são 16%. As pessoas acima de 60 anos representam 13,8%.
Estatística
Mortos no primeiro semestre
- 2020: 11
- 2021: 26
Perfil
- 2020: Todos do sexo masculino.
- 2021: 22 do sexo masculino e quatro do sexo feminino.
Locais
- 2020: uma em rodovia federal, oito em rodovias estaduais e duas em vias municipais.
- 2021: quatro em rodovia federal, 12 em rodovias estaduais e 10 em vias municipais
Meses
- 2020: Fevereiro, maio e junho tiveram três cada. Março teve duas e janeiro e abril não tiveram mortes.
- 2021: Janeiro, fevereiro, março e junho tiveram três cada. Abril e maio tiveram sete cada.
Vítimas
- 2020: cinco motoristas de carro, quatro motociclistas, um pedestre e um passageiro de carro.
- 2021: nove motociclistas, seis pedestres, quatro motoristas de carro, quatro passageiros de carro, dois ciclistas e um passageiro de moto.