A pouco mais de um mês do início da primavera, a população de Caxias do Sul volta a contar com mais um espaço ao ar livre, o Ecoparque, que vai reabrir neste sábado (21). De acordo com a secretaria municipal de Meio Ambiente, a área localizada junto ao Complexo Dal Bó, na Zona Norte da cidade, ficará aberta, inicialmente, aos sábados e domingos, das 9h às 18h.
O local foi fechado em dezembro de 2020, por decreto em função da pandemia mas, mesmo depois das flexibilizações para parques e praças, no começo de 2021, não havia sido reaberto por problemas de estrutura. O espaço — que conta com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground infantil e juvenil, espaço pet, bebedouros e banheiros — vinha sendo alvo de depredações e ainda não está completamente recuperado.
De acordo com o titular da Semma, João Osório Martins, uma das mudanças que tiveram que ser feitas para a viabilização da reabertura foi a instalação de banheiros químicos. Os banheiros feitos no espaço foram depredados durante o período em que o parque permaneceu fechado. Os químicos, agora, ficarão disponíveis ao público somente nos finais de semana, sendo removidos nos demais dias.
— É a alternativa mais viável neste momento para conseguirmos reabrir e avaliar, ao longo deste primeiro mês, como será o comportamento em relação ao parque. Esta reocupação do local deverá minimizar atos de vandalismo e contamos com a população para que zele pelo espaço — pede o secretário.
Ele ainda explica que a reabertura do Ecoparque ocorre como forma de atender a uma demanda dos moradores da cidade que contam hoje com os espaços ao ar livre como uma das principais alternativas de lazer, especialmente aos finais de semana:
— Víamos que aquele espaço era procurado por usuários que acabavam ficando no Jardim Botânico, logo em frente. Queremos dar condições razoáveis às pessoas que têm os parques como uma opção de lazer.
Cuidados continuam
A utilização de parques e praças em Caxias do Sul segue, atualmente, protocolos determinados pelo Estado para conter o coronavírus: eles permitem a prática de esportes e a permanência nestes locais desde que observadas as regras de distanciamento e uso de máscara. O descumprimento das regras em Caxias do Sul pode gerar multa de R$ 700.