O governo do Rio Grande do Sul estipulou esta quarta-feira (25) como meta para que todos os municípios gaúchos completassem a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em 100% da população adulta. Na Serra, dos 10 maiores municípios, dois ainda não começaram a vacinar a faixa etária dos 18. Os outros oito avançaram na vacinação desde a última semana e seguem até esta sexta-feira (27).
Destes, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa foram as primeiras cidades da região a aplicar vacinas em jovens de 18 anos. Em ambas, a vacinação começou ainda na última sexta-feira (20). Em Vacaria, a faixa está sendo atingida desde segunda-feira (23), enquanto em Farroupilha e Flores da Cunha a aplicação de doses começou na terça-feira (24). Caxias do Sul, Garibaldi e Gramado iniciaram as aplicações nesta quarta. Canela começa na quinta-feira (26) a vacinar os de 18 anos ou mais e Nova Prata vacina na sexta-feira (27) a última faixa etária da campanha.
A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Cláudia Daniel, explica que isso não significa que toda a população estará imunizada:
— Os municípios que não conseguirem cumprir hoje (quarta-feira) provavelmente vão cumprir os 100% das pessoas que buscarem a vacina nos próximos dias. Se fala em 100% da população, mas sabemos que sempre terá quem optou por não se vacinar, então estamos avançando e as cidades estão se encaminhando bem para chegar aos 18 ou mais para cumprir essa meta até a próxima semana. Todos os municípios estão empenhados para atingir o maior número de pessoas possíveis e buscar quem não fez a vacina para entender qual o motivo. A ideia é conscientizar essas pessoas para que se vacinem.
De qualquer forma, o dia é marcante. Contudo, passada a fase das aplicações das primeiras doses, o desafio passa a ser garantir que todos completem o esquema vacinal em caso de vacinas que precisem de mais de uma dose:
— Isso é o muito importante porque é o que garante a imunização.
Cenário na Serra
Há municípios que trabalham com a população elegível para a vacinação. Ou seja, os maiores de 18 anos. Contudo, especialistas defendem que quando se avalia a cobertura necessária para diminuir a circulação do vírus, é preciso dados referentes à porcentagem do total de vacinados. No momento, a vacina reduz a letalidade do vírus e, consequentemente, o número de internações. Já as medidas sanitárias, como distanciamento físico, uso de máscara e higienização das mãos, impacta na circulação do coronavírus.
Para chegar à meta, são necessárias, além das doses dos imunizantes, a conscientização e a agilidade da população na busca pela vacina. A reportagem realizou um levantamento entre os 10 maiores municípios da região para avaliar o atual cenário. São eles, por população estimada: Caxias do Sul (517.451), Bento Gonçalves (121.803), Farroupilha (73.061), Vacaria (66.575), Canela (45.488), Gramado (36.555), Garibaldi (35.440), Flores da Cunha (31.063), Carlos Barbosa (30.241) e Nova Prata (27.648).
Mais de 5 mil que deveriam ter recebido a segunda dose em Caxias ainda não completaram o esquema vacinal
Em Caxias do Sul já foi aplicada a primeira dose do imunizante em 312.036 pessoas, o que equivale a 61,08% da população total. Deste número, 144.056 caxienses já completaram o esquema vacinal, o que corresponde a 28,20% do total. A diretora da Vigilância em Saúde de Caxias, Juliana Argenta Calloni, lembra que foram lançadas estratégias diferentes, como o Ca-Ju da vacinação, para atingir o público mais jovem.
— Vamos seguir adotando essas estratégias para aumentar as coberturas vacinais e ter uma cobertura adequada em todas as faixas etárias.
Juliana afirma que a SMS realizou um levantamento e mais de 5 mil pessoas que já deveriam ter recebido a segunda dose, não retornaram aos serviços de saúde. Ela lembra que toda a população é suscetível ao coronavírus. Ou seja, a doença atinge também menores de 18 anos. Hoje, se fala em cerca de 80% da cobertura com dose única ou duas doses para ter algum impacto na circulação do vírus.
— A pessoa só é considerada imunizada se estiver com as duas doses da vacina. Orientamos quem não completou o esquema a buscar o serviço de saúde para receber a segunda dose. Isso é muito importante para barrar o vírus.
Em Bento Gonçalves, adesão dos jovens foi positiva
Pelos dados do vacinômetro do governo do Estado, atualizados por volta das 6h20min desta quarta-feira, 120.454 pessoas já foram vacinadas em Bento Gonçalves. Destas 74.105 receberam a primeira aplicação ou dose única, o que equivale a 61,5% e 32.887 completaram o esquema vacinal — 27,3%. A cidade chegou ao público de 18 anos ainda na última sexta-feira (20).
— Ficamos muito felizes que o município conseguiu chegar aos 18 anos alguns dias antes do previsto pelo governo do Estado. Tivemos uma organização ao longo de sete meses com ajustes, alternativas de vacinação durante o dia, noite, in loco, por drive-thru, para alcançar todo o público. Os municípios da região estão chegando nos 18 anos e isso nos tranquiliza de certa forma —afirma a secretária Tatiane Misturini Fiorio.
A cidade promoveu um drive-thru na terça-feira (24) para quem não conseguiu se imunizar na sexta-feira passada:
— Aplicamos mais de 1,3 mil doses e estamos organizando outras ações. Tivemos uma boa adesão dos jovens e até nos surpreendeu.
Ela explica que, com base nas estimativas, percebeu uma diferença de 20% a menos no público que esperava que procurassem a vacina.
— Claro que sabemos que a vacina não é obrigatória e tivemos percentuais em algumas faixas que não se vacinaram. Mas conseguimos chegar a uma marca boa no município. Trabalhamos com estimativas, mas, em cima dela, notamos uma diferença em relação ao que esperávamos. Acreditamos que alguns fizeram em outros cidades, outros optaram por não se vacinar, mas seguimos com estratégias para imunizar o maior número de pessoas.
Farroupilha aguarda instruções sobre vacinação de adolescentes
O município de Farroupilha já vacinou 48.790 pessoas com a primeira dose, o que equivale a 67,5%. Destas, 19.884 (27,5%) completaram o esquema vacinal. O prefeito Fabiano Feltrin (PP) avalia que a cidade sempre esteve com um percentual acima da meta do governo estadual.
— Com relação à eficiência, que é receber as doses e aplicar imediatamente, sempre fomos o primeiro município da Serra a ter esse percentual acima do Estado. Isso porque muitas vezes buscamos as vacinas e já vacinamos no mesmo turno e com atualização em tempo real no sistema — aponta Feltrin, que também é presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
Ele ressalta ainda que foram criadas estratégias, como a Balada da Vacina, horários diferentes e investido na ampliação das equipes vacinadoras, passando de duas para nove. O vice-prefeito Jonas Tomazini reitera que os dados são lançados em tempo real.
—A vacina é aplicada no braço da pessoa e o dado é colocado no sistema. Ontem (terça) alcançamos a faixa etária de 18 anos ou mais. Foi um dia de recorde de vacinação, com quase 1,2 mil doses aplicadas em um dia. Pretendemos fazer reforço com horários e datas para quem não se vacinou ainda — ressalta Tomazini.
A expectativa, agora, é em relação às definições para imunizar os adolescentes.
— Temos que pensar nos adolescentes porque a imunização dessa faixa etária trará uma tranquilidade para o ano que vem — finaliza o prefeito.
Vacaria percebeu maior procura entre jovens de 18 anos do que na faixa de 25 a 29 anos
Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, já vacinou 63% da população total com a primeira dose e 29% com esquema vacinal completo ou dose única. O secretário de Saúde, Silvandro Porto da Fonseca, ressalta que o município ampliou as equipes e realizou uma força tarefa, trabalhando manhã, tarde e noite para vacinar a faixa etária dos 18 anos.
— Em dois dias vacinamos 38%, o que corresponde a mil pessoas da faixa etária dos 18 anos. Começamos na segunda-feira a aplicar a dose e percebemos uma boa aceitação entre os jovens. Em relação a outras faixas etárias, de 25 a 29, por exemplo, não tivemos a mesma adesão — avalia Fonseca.
Ele ressalta que no público acima de 40 anos, a média de vacinados com a primeira dose é de 90%.
— Vamos organizar uma repescagem e definir como será o chamamento e a divulgação para buscar essas pessoas que não se vacinaram. Precisamos sensibilizar os resistentes e concluir o esquema vacinal de quem fez a primeira e não retornou — pontua ele.
Canela começa a vacinar jovens de 18 anos nesta quinta-feira
Em Canela, a vacinação avança para a faixa etária dos 18 anos nesta quinta-feira (26). Na sexta-feira (27) segue a vacinação desta faixa etária caso a busca esteja abaixo do esperado.
— Vamos ver o panorama e avaliar a busca dos jovens pela vacina. Se não tivermos o resultado esperado, faremos uma busca ativa e colocaremos em prática novas estratégias — explica a secretária de Saúde, Patrícia Valle.
Até o momento, já foram vacinados com a primeira dose na cidade 56,8% em primeira dose e 28,6% completarem o esquema vacinal ou receberam a dose única. A secretária alerta sobre a necessidade de buscar a segunda dose e manter os cuidados para evitar o contágio:
— A pandemia ainda não acabou e temos que manter as medidas de prevenção, como distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos. É importante buscar a segunda dose para ter o maior número de pessoas imunizadas.
Confira a situação em outras cinco das 10 maiores cidades da Serra
Gramado
Gramado antecipou para esta quarta-feira (25) a vacinação do público de 18 anos, ação que começaria na quinta-feira (26). Isso porque, 400 pessoas na faixa dos 22 anos ou mais foram vacinadas em menos de 1h30min, o que zerou as filas e propiciou a antecipação.
Garibaldi
Em Garibaldi, pessoas com 18 anos ou mais recebem a primeira dose desde quarta. O agendamento para quem ainda não se vacinou pode ser feito pelo disque-vacinas: (54) 3462-8298. Até o final da manhã, 1.299 pessoas da nova faixa etária se inscreveram para receber a dose do imunizante.
Flores da Cunha
Em Flores da Cunha, a secretaria de Saúde considera a adesão dos jovens positiva. A faixa etária dos 18 anos ou mais começou a receber a vacina na terça-feira (24). A vacinação segue todos os dias, no Centro de Saúde, das 8h às 11h30min e das 13h15min às 17h30min. Também será promovido o Dia D da Vacinação, no próximo sábado (28), para que mais pessoas possam se vacinar. O horário ainda não foi definido.
Carlos Barbosa
Carlos Barbosa largou na frente, assim como Bento Gonçalves, na vacinação de 18 anos ou mais. O município está em repescagem para quem ainda não fez a vacina. A cidade também está investindo em busca ativa e campanhas para quem já deveria ter recebido a segunda dose e não buscou os serviços de saúde.
Nova Prata
A cidade vacina nesta quinta-feira o público de 20 e 21 anos e, na sexta-feira (27), avança para quem tem 18 e 19 anos. Até esta quarta-feira, 85% da população havia recebido a primeira dose e cerca de 45% completou o esquema vacinal ou recebeu dose única.