A prefeitura de Farroupilha preparou um novo formato para atrair os jovens para a vacinação contra a covid-19. Na tarde de sexta-feira (6), foi realizada a balada da vacinação. O evento, que trouxe todo um clima especial, marcou o início da prevenção a partir dos 29 anos no município. De acordo com a prefeitura, mais de mil doses foram disponibilizadas para serem aplicadas pelos agentes de saúde.
Cada pessoa que chegava até o salão da Igreja São Vicente Mártir, no bairro Nova Vicenza, já sentia um clima bem diferente de uma vacinação. Músicas dos mais diversos gêneros e épocas ecoavam graças ao DJ Oda Lentz, que voluntariamente se dispôs a participar da ação da prefeitura municipal. E assim foi até por volta das 22h, quando estava previsto o encerramento do evento.
Dentro do salão, apesar da música e dos objetos religiosos, o cuidado com a prevenção era o que imperava. Muito álcool gel e distanciamento entre as cadeiras, bem diferente de uma festa, principalmente antes da pandemia.
Mas isso não impediu ninguém de curtir o momento, que se tornava especial a cada injeção aplicada. Alguns mais comedidos, outros dançando no caminho ou enquanto esperavam e até em tom de protesto. E, claro, muitas fotos e vídeos para as redes sociais, prática que se tornou rotineira.
A primeira pessoa a ser imunizada foi Simone Moterle. Ela chegou pouco antes da abertura do salão da comunidade e se sentiu aliviada ao ser vacina.
— É diferente vir em uma balada para se vacinar. Achei muito criativa, gostei muito. E a sensação é muito gratificante, um verdadeiro alívio que a gente tem — comemorou.
Rosangela Zanus, 33, a segunda pessoa a ser vacina, gostou do clima diferente. Ela também aproveitou para alertar para a importância do ato.
— A música deu uma motivada diferente. Me senti muito bem recebida e foi muito bom fazer a primeira dose. Também gostaria de dizer para todos que façam a sua vacina — enfatizou.
A ideia não atraiu apenas o público dos 29 anos, como também idades acima, que aproveitaram o horário alternativo dado pelo município para se imunizar com a primeira dose. Caso de Cassiana Filipini, 32, que esteve acompanhada do filho. Ela gostou do som do DJ.
— Curtir um som deixa a gente mais relaxada para o momento. E foi um alívio ter a primeira dose, isso nos deixa um pouco mais segura. A gente espera que esse momento passe e se consiga voltar ao normal — ressaltou.
O Secretário de Saúde de Farroupilha, Clarimundo Gründmann, ressaltou a iniciativa do formato da balada da vacina.
— É uma iniciativa diferente para animar, dizer que a vida continua, embora a tristeza que essa pandemia trouxe. É com essas inovações que conseguimos trazer um novo ar, mais leve. Foi um teste para outras ações. É mérito de todos da equipe, do pessoal jovem do governo — enaltece.
Neste sábado, Farroupilha segue o processo de imunização da população. A etapa será dedicada para a aplicação de segundas doses da AstraZeneca e CoronaVac, em todas as pessoas que tem na carteirinha a segunda dose agendada para 7 de agosto. A imunização ocorre na parte interna do Salão Comunitário Luteranos, no bairro Do Parque, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h. Para receber a segunda dose, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação recebida na aplicação da primeira dose, além do CPF e um documento com foto.
Vacinação segue no final de semana nas demais cidades da Serra
A imunização contra a covid-19 segue sábado em grande parte das maiores cidades da região da Serra. Diversas idades estarão sendo contempladas, tanto com a primeira dose como também com a segunda, completando assim, o ciclo vacinal.
Em Caxias do Sul, pessoas de 30 anos ou mais poderão se imunizar. A primeira dose estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cruzeiro, Esplanada, Vila Ipê, Reolon, Desvio Rizzo, Eldorado, Cinquentenário, Fátima Alta, Madureira, e nas quatro Unidades Básicas Vacinadoras (UBVs) Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. A vacinação ocorre das 9h30min às 13h30min.
Neste dia também serão aplicadas pelo município, a segunda dose da CoronaVac e AstraZeneca. Os horários serão os mesmos: 9h30min às 13h30min. Já quem recebeu a primeira dose da AstraZeneca até 28 de maio ou a CoronaVac até 9 de julho está apto a receber a segunda aplicação nas UBVs Centenário, São Ciro, Cristo Operário e Alvorada. As aplicações ocorrem das 9h30min às 13h30min. É necessário levar documento oficial com foto, CPF e Cartão SUS, se tiver. Quem for receber a segunda dose também deve levar a carteira de vacinação.
Em Bento Gonçalves, o sábado é dedicado para a segunda dose da AstraZeneca para os vacinados com a primeira dose nos dias 13 e 14 e 15 e 16 de maio, das 9h às 17h, na Rua Coberta. Já na segunda-feira (9) será a vez de quem tem 28 anos receber a primeira dose do imunizante contra covid-19. O horário de atendimento será das 17h às 20h na Fundaparque. Para receber a vacina é preciso apresentar documento com foto, cartão SUS e cadastro preenchido, que é um documento disponível no site da prefeitura.
Em Canela, a vacinação será retomada na segunda-feira (9) para a população a partir dos 29 anos. O horário será das 8h às 16h30min no Centro de Feiras. Também no início da semana, Gramado atingirá a população dos 33 anos. A imunização será no Expogramado, das 11h às 15h, sem fechar ao meio-dia, e no Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho, na Várzea Grande, também no mesmo horário.