Em Caxias do Sul já foi aplicada a primeira dose da vacina contra covid-19 em 272.430 pessoas, o que significa 53,32% da população vacinada. Deste número, 136.080 pessoas já completaram o esquema vacinal ou receberam o imunizante com dose única. Esse índice equivale a 26,64%. Para a cobertura vacinal ter impacto na circulação o vírus, especialistas defendem que ao menos 75% da população em geral, de todas as faixas etárias, tenha recebido as duas doses da vacina.
— Quanto maior a proporção de vacinados no menor tempo, maior é a segurança em relação a redução de casos graves. Esse é o objetivo principal da vacina: reduzir casos de hospitalização e a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva — explica a infectologista Viviane Buffon.
A diretora da Vigilância em Saúde de Caxias, Juliana Argenta Calloni, explica que apenas a população acima de 60 anos atingiu o índice na cidade, completando o esquema vacinal, com mais de 75% com a segunda dose.
Já as pessoas com idades entre 55 e 59 anos têm buscado menos a segunda dose, especialmente aqueles que fizeram a CoronaVac. Lembrando que cada vacina tem um intervalo específico, que hoje varia de 28 dias a 12 semanas.
— Claro que alguns ainda estão no intervalo entre a primeira e a segunda doses, que é de 12 semanas. Mas também temos observado algumas pessoas que recebem a primeira dose e não retornam para completar o esquema vacinal e que já poderiam ter voltado.
Ela ressalta que isso ocorre em todas as vacinas que precisam de mais de uma dose para completar a imunização.
— Infelizmente, quanto menor a faixa etária menor a busca para concluir o esquema vacinal. Esse é um comportamento que ocorre em demais vacinas com duas doses. Há essa tendência, tanto que vemos isso com a vacina da Hepatite B e demais vacinas, por exemplo. Para uma pessoa ser considerada imunizada tem que ter as duas doses, com esquema vacinal completo. Por isso, pedimos que quem está com a vacina em atraso complete o esquema — pede ela.
Por que se vacinar?
Especialistas defendem que o percentual de vacinados sobre a população geral é o cálculo ideal para mostrar quanto falta para frear a circulação do coronavírus. Isso porque, no momento, a vacina reduz a letalidade do vírus e, consequentemente, o número de internações.
— A vacina não tem nesse momento impacto para reduzir a circulação do vírus porque não temos um quantitativo significativo com as duas doses. Temos um percentual elevado de pessoas que não vão fazer a segunda dose. Em relação à diminuição do vírus, temos que ter uma alta cobertura vacinal — reitera Juliana Argenta.
Já as medidas sanitárias, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, impacta na circulação do coronavírus.
— Hoje, mesmo quem já está vacinado, deve continuar se cuidando. Para reduzir a intensidade do contágio ainda é necessário a prevenção que é o uso de máscara, higienização das mãos, uso de álcool gel e distanciamento — finaliza a diretora.
Confirma a vacinação por faixas etárias em Caxias do Sul
15 a 19 anos
Esquema vacinal completo: 1%
Pelo menos uma dose: 5%
20 a 24 anos
Esquema vacinal completo: 6%
Pelo menos uma dose: 16%
25 a 29
Esquema vacinal completo: 7%
Pelo menos uma dose: 33%
30 a 34
Esquema vacinal completo: 9%
Pelo menos uma dose: 62%
35 a 39
Esquema vacinal completo: 19%
Pelo menos uma dose: 74%
40 a 44
Esquema vacinal completo: 29%
Pelo menos uma dose: 83%
45 a 49
Esquema vacinal completo: 30%
Pelo menos uma dose: 84%
50 a 54
Esquema vacinal completo: 28%
Pelo menos uma dose: 86%
55 a 59
Esquema vacinal completo: 36%
Pelo menos uma dose: 89%
60 a 64
Esquema vacinal completo: 86%
Pelo menos uma dose: 94%
65 a 69
Esquema vacinal completo: 92%
Pelo menos uma dose: 93%
70 a 74
Esquema vacinal completo: 94%
Pelo menos uma dose: 94%
75 a 79
Esquema vacinal completo: 93%
Pelo menos uma dose: 97%
80 ou mais
Esquema vacinal completo: 89%
Pelo menos uma dose: 89%
.